Especial

Enem 2022: professores dão dicas de preparação para o primeiro dia de prova

Em live especial promovida pelo Correio Braziliense, nesta quinta-feira (10/11), professores pontuaram os principais temas que devem cair no Exame de 2022

Camilla Germano
postado em 10/11/2022 20:45 / atualizado em 10/11/2022 21:15
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O Correio Braziliense promoveu, nesta quinta-feira (10/11), uma live especial para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como parte do projeto Especial Enem 2022 do Correio, que contou com vídeos de resoluções de questões, textos com dicas especificas para cada disciplina do primeiro dia de prova e outros conteúdos multimidiáticos para ajudar os estudantes.

Ao todo, 10 docentes de diversas disciplinas deram as últimas dicas para os alunos que vão fazer o Exame nos próximo dias 13. Na próxima quinta-feira (17), os professores darão dicas  professores das disciplinas da prova do dia 20 vão participar da segunda live especial desta vez com foco nas Ciências da Natureza e Matemática.

No primeiro momento, a mediadora do evento, Sibele Negromonte, subeditora da Revista do Correio e que também editou o caderno especial para o Enem publicado nas versões on-line e impressa do Correio, conversou com os docentes Flávio Eurípedes e Paulo Macedo, professores de Geografia da rede Sigma.

Entre as dicas passadas pelos especialistas, ficou a importância de estudar cartografia para a prova e saber relacionar temas da disciplina com outras temáticas e matérias que integram o caderno de Ciências Humanas.

"A geografia é uma ciência de dados, dado te ajuda a reforçar argumento, a ciência geográfica trabalha com leis. O aluno vai precisar ter essa base para construir a redação”, detalha Eurípedes.

O docente ressaltou ainda que existem autores que são recorrentes no Enem e que podem aparecer em 2022. Como exemplos: Milton Santos, Josué de Castro, Luiz Felipe de Alencar. “São pensadores da ciência geográfica das ciências humanas e que estarão lá, os textos estarão presentes na prova”, afirma.

Os professores ainda dão exemplos de filmes que podem ajudar a compreender melhor os conteúdos das provas, e que assisti-los nesses últimos dias antes da prova pode ajudar a identificar assuntos que foram tratados em sala de aula. “A parte de geopolítica no Enem é muito pouca e quando cai é ligada a geografia do período da Guerra Fria e um pouquinho talvez do período da segunda Guerra (Mundial) quando puxa com História, que é como a gente falou da mistura das frentes de História Geral e Geopolítica”, indica o professor Paulo.

Flávio lembra que filmes envolta de temas sociais e brasileiros podem ser bons de reassistir. Outra dica é ficar atento às efemérides — datas comemorativas de obras cinematográficas. Ele dá o exemplo do longa Cidade de Deus que completa 20 anos em 2022. “O foco nos problemas sociais urbanos do Brasil, temas sobre isso, filmes sobre isso é bem interessante (de assistir) nessa reta final”, garante ele.

Dicas Filosofia, Sociologia e História

Na segunda parte da live, Sibele questionou os docentes Edivaldo Monte do Santos (Sociologia e Filosofia); José Augusto Brandão de Vilhena Júnior (História), Thiago Diana (História e Sociologia), sobre as questões mais importantes das disciplinas de Filosofia, Sociologia e História que podem cair no Enem.

Edivaldo pontua que as áreas que são mais recorrentes como ética, epistemologia — o estudo do conhecimento humano — e história da filosofia. “É importante conhecer a historiografia filosófica, por exemplo, quem são os principais pensadores em cada período histórico”, explica o professor. Os mais importantes filósofos para entender para o Enem, segundo Edivaldo, são Tomás Aquino, Agostinho de Hipona, René Descartes, Immanuel Kant, Montesquieu, Hobbes e John Locke.

Sobre os períodos históricos mais recorrentes, o professor José Augusto indica que nas últimas provas a temática da História do Brasil tem aparecido mais além do Brasil Contemporâneo e República. “Sempre envolto em problemas sociais, luta das minorias, lutas das mulheres, luta de operários”, pontua.

Ele explica ainda que são temáticas que envolvem um ganho social naquela luta em que trata. “Isso é uma dica muito boa para os estudante, porque na hora em que ele tem os itens diante dele, ele vai procurar aquele que tem aquela vitória social, que normalmente é o item correto nas questões de história”, garante José Augusto.

Para Tiago Diana, a disciplina de história também é muito interligada às outras matérias do Enem. “Os temas têm uma ocorrência em facetas que se complementam. Apesar de não serem questões interdisciplinares os temas são próximos”, explica ele.

Tiago afirma também que o Enem “forma o estudante enquanto ele está fazendo”. Os temas que normalmente caem na prova, segundo o docente, são recorrentes e importantes”, aponta ele.

As principais dicas dos professores são de ler com calma as provas e de forma atenta.

Redação é o bicho papão da prova?

No último bloco, os docentes Josini Nery Neto, Marcelo Freire e Guilherme Alves, professores de Português e Redação da rede Sigma, deram dicas importantes na hora de manter a calma e se preparar para os possíveis temas da  Redação. 

"Não deixar a ansiedade tomar conta é o primeiro passo. Controlar o emocional. Domar as emoções e aplicar o conhecimento que adquiriu por toda a sua vida”, sugere o professor Guilherme Alves. Ele frisa que mesmo que se especulem possíveis temas, é sempre importante estar preparado para qualquer um que possa vir. “Tem que estar preparado para qualquer tema e sobretudo estar preparado para estrutura dissertativa-argumentativa que é sempre a cobrada na prova do Enem”, lembra também.

Os professores pontuam ainda que os temas da Redação sempre gira em torno de problemas sociais como segurança, educação ou saúde pública, por exemplo, e especulam possíveis temas para 2022. “A gente pode pensar não só nos problemas atuais mas esses problemas associados a história do povo brasileiro”, indica Guilherme.

Já sobre a prova de Língua Portuguesa, o professor Josino Nery Neto explica que normalmente não traz muitas surpresas. “O Enem é uma prova de leitura que tecnicamente avalia competências leitoras, que são distribuídas em uma série de habilidades que o aluno tem que desenvolver”, ressalta o docente.

O professor Marcelo Freire considera que neste primeiro bloco de provas, que ocorrerá no domingo (13), é importante administrar bem o tempo de prova, uma vez que tem meia hora a mais. “Atente para o fato que a sua Redação ela não pode tomar tanto tempo ao longo da sua tarde. Das três provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, a que mais deve chamar a atenção do aluno com o cuidado com a hora”, indaga ele.

“O ideal é pensar primeiro no controle de tempo da Redação”, complementa também. Os especialistas explicam que o aluno não pode “mergulhar” muito na Redação para não perder tempo para responder todas as perguntas das provas.

As dicas principais para não zerar a Redação. O professor Guilherme indica que é importante ter uma estratégia pré-definida para preencher a prova. A sugestão do docente é fazer a redação no meio da prova. “As últimas provas do Enem vem trazendo a proposta de Redação entre as provas de Linguagens e Humanas, então depois da prova de Linguagens já tem uma grande mobilização de conteúdos para conseguir associar ao tema que você com certeza já deu uma olhada previamente”.

Dicas para as questões de Artes

Em média, o Enem conta com cinco questões de Artes, que são aplicadas no primeiro dia de provas. Ao final da live, os professores de Artes Luiz de Alcântara e Marcelo Ribeiro indicaram que as questões normalmente giram em torno de um “tripé” de História da Arte, produção artística e sintaxe visual — que é a leitura da obra de arte.

Para o professor Marcelo, as questões de Artes, especificamente das Cênicas e Musicais, podem ajudar o aluno durante toda a prova. “Essas questões abrem um leque para o aluno buscar elementos que podem levar como argumentação na Redação”, pontua.

“Uma obra de arte normalmente é híbrida e se comunica com diversas disciplinas. São abertas embora haja um objetivo específico na questão”, indica o professor Luiz. 

Nas recomendações para esses últimos dias, Marcelo sugere que o aluno descanse bastante e escute uma boa música, principalmente canções que deixem o candidato menos tenso e com a cabeça leve. Já Luiz recomenda pesquisas sobre obras do século XX, como forma de prazer, ir em exposições fotográficas, por exemplo. “Arte é prazer”, garantem os dois.

Especial Enem 2022

O especial do Enem deste ano oferece aos candidatos navegação como a de um game, com várias etapas que avançam à medida que as provas se aproximam. Veja quais são:

Nível 1 - Fique por dentro do Game: espaço dedicado às reportagens especiais produzidas pelo Correio. O hotsite criado especialmente para o projeto abrigará a cobertura feita antes, durante e depois do Enem;

Nível 2 - Mini hacks: com o suporte do Sigma, o Correio apresenta dicas valiosas de professores que são especialistas nas provas de vestibular. A estratégia oferecerá a resolução de questões antigas feitas com o passo a passo;

Nível 3 - Depoimentos de Gamers: o Correio se aproxima dos estudantes do Sigma para saber qual a expectativa para as datas das provas, que serão realizadas no mês de novembro. Além disso, o veículo também conta com a participação de quem já garantiu a sua aprovação em outras edições para realizar um overview sobre a sua época de preparação e estudos;

Nível 4 - Enem versão Beta: o jornal, além de apresentar conteúdos selecionados sobre a avaliação educacional mais aguardada do Brasil, também contribuirá com a preparação do aluno por meio de um simulado produzido exclusivamente para o Enem. As questões também estarão no caderno especial, ao lado de dicas e orientações de especialistas;

Nível 5 - Mega tutoriais: com lives especiais, com os profissionais do Sigma, o Correio realizará uma revisão geral perto das datas das provas. A ideia é deixar o aluno consciente da avaliação;

Nível 6 - Review do Game: após os fins de semana de prova, os professores do colégio desvendarão o gabarito. A iniciativa será responsável por resolver as questões que caíram neste ano para que os candidatos verifiquem se conseguiram a sonhada aprovação. Os vídeos serão postados no feed e nos stories das redes sociais do Correio (Facebook e Instagram). Posteriormente, as gravações serão disponibilizadas no canal do especial, no dia seguinte das avaliações.

Para acompanhar todo o conteúdo, acesse o site www.correiobraziliense.com.br/enem2022 e pelo Instagram oficial @correio.braziliense.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação