ENEM 2022

Deputada e líder indígena, Sonia Guajajara comenta sobre redação do ENEM

A parlamentar também criticou as políticas públicas adotadas pelo atual governo nos últimos anos

Jéssica Andrade
postado em 13/11/2022 18:08 / atualizado em 13/11/2022 18:08
 (crédito: Instagram/Reprodução)
(crédito: Instagram/Reprodução)

Sonia Guajajara (PSOL), deputada federal eleita pelo estado de São Paulo e líder indígena, comentou sobre o tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicado em todo o Brasil, na tarde deste domingo (13/11). Para a parlamentar, os direitos dos povos tradicionais do Brasil têm sido violados desde 1500, ano do em que os portugueses chegaram ao Brasil.

A parlamentar ainda denunciou a "política de extermínios dos povos tradicionais", principalmente nos últimos 4 anos, período em que o país foi governado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Saiba mais: Confira as matérias especias do Correio sobre o Enem 2022

"Desde a invasão em 1500 nossos direitos têm sido violados, sobretudo, nos últimos quatro anos onde declaradamente a atual gestão, que já derrotamos nas eleições, executava sua política de extermínio dos povos originários e comunidades tradicionais", afirmou a deputada em uma publicação nas redes sociais.

O tema da redação do Enem foi os "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A temática repercutiu nas redes sociais como uma crítica ao atual presidente, que, durante a campanha de 2018, prometeu não demarcar novas terras indígenas e mesmo depois de eleito disse que os indígenas são "massa de manobra" por causa da criação de reservas.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação