ensino superior

Estudantes na expectativa para o resultado no Enem nesta quinta (9/2)

O prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro, com resultado divulgado no dia 28

Victor Correia
postado em 09/02/2023 03:55
 (crédito: Arquivo/Agência Brasil)
(crédito: Arquivo/Agência Brasil)

O ministro da Educação, Camilo Santana, antecipou para hoje o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. A divulgação estava prevista para 14 de fevereiro e a razão é facilitar o acesso dos candidatos ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As notas poderão ser acessadas no site da prova, na página do participante, com o número de registro do candidato e o CPF.

O prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro, com resultado divulgado no dia 28. As inscrições para o ProUni serão abertas em 28 de fevereiro e vão até 3 de março. No caso do Fies, as matrículas iniciam em 7 de março e terminam dia 10.

O anúncio da antecipação foi feito, ontem, durante o evento de divulgação do Censo Escolar da Educação Básica 2022, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. De acordo com o levantamento, houve um aumento na proporção de alunos no ensino integral de 16,7%, em 2021, e de 20,4%, em 2022, no ensino médio da rede pública. Segundo o Plano Nacional da Educação, a meta é que o ensino integral seja oferecido em 50% das escolas públicas, atingindo, no mínimo, 25% dos alunos da educação básica.

Nos anos finais do ensino fundamental, a taxa aumentou de 9,9%, em 2021, para 13,7%, em 2022. Nos primeiros anos, a porcentagem pulou de 9,3% para 11,4%. “As matrículas subiram 1,5% no último ano e a pesquisa revela uma retomada de patamares observados antes da pandemia. Mas são grandes os desafios para alcançarmos uma educação de qualidade para todos e todas”, salientou o ministro.

Camilo criticou a gestão do governo Bolsonaro para a educação. Ele destacou que ao longo de quatro anos não houve diálogo com os governadores. “Não houve discussão, não foi elaborada, não houve uma colaboração”, lamentou.

Segundo o ministro, a falta de coordenação entre União, estados e municípios pode ser percebida, por exemplo, na discrepância do número de alunos matriculados na rede pública em cada unidade da Federação.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação