PRIMEIRO DIA DE PROVAS

Enem: por um minuto de atraso, candidata é barrada e não faz a prova

A jovem de 18 anos diz ter se confundido com o horário do fechamento dos portões, mas prometeu que vai fazer diferente no ano que vem

Letícia Mouhamad
postado em 05/11/2023 14:13 / atualizado em 05/11/2023 14:23
Portão sendo fechados na Unieuro, de Águas Claras. Pontualidade não perdoou atrasados -  (crédito: Letícia Mouhamad/CB)
Portão sendo fechados na Unieuro, de Águas Claras. Pontualidade não perdoou atrasados - (crédito: Letícia Mouhamad/CB)
int(14)

Portões fechados e frio na barriga! Estudantes do Distrito Federal entraram nos locais de prova para realizar o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (5/11). No entanto, no Centro Universitário Unieuro, localizada em Águas Claras, uma candidata não conseguiu chegar a tempo e ficou de fora da seleção. Apesar dos portões dos locais de prova fecharem às 13h, a orientação do Inep é chegar às 12h no local.

A moradora de Águas Claras Catarina Abe, 18, chegou um minuto atrasada e não conseguiu entrar. Frustrada, contou que se enganou com o horário; achava que os portões fechariam às 13h30. "Meus pais ficarão decepcionados. Mas ano que vem entrarei em um cursinho preparatório e chegarei mais cedo", contou a estudante que deseja cursar medicina.

Em frente aos portões, vendedores ambulantes e pessoas distribuindo panfletos de cursinhos e faculdades se aglomeravam. As canetas pretas, obrigatórias no exame, estavam custando R$ 4,00. Pais de estudantes também observaram, ansiosos, a entrada dos filhos. 

A estudante Chiara Nilson, moradora de Águas Claras, de 18 anos, não teve dificuldades para chegar ao local da prova. Aflita, revelou já estar com receio das disciplinas do próximo domingo (12/11), que serão de exatas. "Para hoje, me sinto bem preparada, apesar de ser a primeira vez que farei o exame", disse. Sobre o tema da redação, a aposta é de que será algo relacionado a racismo ou a etarismo. O sonho é ingressar no curso de psicologia.

Lucas Bello, 27, cursa engenharia mecatrônica, na Universidade de Brasília (UnB), mas veio fazer a prova para mudar de graduação. É a terceira vez que realiza o exame e, dessa vez, pretende ingressar em design. "Estou tranquilo, pois consegui me preparar bem. O único ponto negativo desse primeiro dia são os longos e cansativos textos", comentou.

  • Chiara pretende cursar psicologia
    Chiara pretende cursar psicologia Letícia Mouhamad/CB
  • Lucas está fazendo a prova pela terceira vez
    Lucas está fazendo a prova pela terceira vez Letícia Mouhamad/CB

Faltando dois minutos para as portas fecharem, houve quem corresse para chegar a tempo, com gritos motivadores dos que aguardavam do lado de fora.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame abrangente que avalia o conhecimento dos estudantes em diferentes áreas. Dividido em duas etapas, a seleção ocorre em dois domingos: o primeiro, hoje (5/11), cobra conhecimentos de Linguagens, Ciências Humanas e uma redação; no próximo (12/11), o conteúdo irá abranger Matemática e Ciências da Natureza.

Veja o cronograma do primeiro dia (no fuso de Brasília):

* Abertura dos portões: 12h
* Fechamento dos portões: 13h
* Início das provas: 13h30
* Término das provas no 1º dia: 19h
* Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

No total, o Enem é composto por 180 questões objetivas e uma redação. São 90 questões no 1º dia e mais 90 no 2º dia de provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e o responsável pela aplicação do exame.

De acordo com o MEC, no DF, são 72.982 inscritos para a prova. No Brasil todo são cerca de 3,9 milhões de inscritos confirmados para realizar o Enem 2023, nas 27 unidades da Federação, em 1.750 municípios de aplicação. Ao todo, são mais de 9 mil locais de prova, com 10.086 coordenações, o que representa cerca de 132 mil salas. Além disso, farão parte da aplicação 1.763 coordenadores municipais, 36 coordenadores estaduais e cerca de 13.000 assistentes de local.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação