DESEMPENHO

Cursos da Católica são destaques na avaliação do Enade 2019

A UCB teve sete graduações com conceitos 4. O Centro Universitário Iesb é a segundo melhor instituição avaliada com seis cursos com conceito 4

Mateus Salomão*
postado em 29/10/2020 19:30 / atualizado em 30/10/2020 01:32
Universidade Católica de Brasília se destaca, entre as particulares, no Enade de 2019 -  (crédito: Faiara Assis)
Universidade Católica de Brasília se destaca, entre as particulares, no Enade de 2019 - (crédito: Faiara Assis)

A Universidade Católica de Brasília (UCB) foi a instituição particular de ensino do Distrito Federal que mais conquistou notas 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019. Foram sete, dos 11 cursos avaliados, com o conceito 4 e quatro tiveram conceito 3. Em segundo lugar, aparece o Centro Universitário Iesb com seis graduações com conceito 4 e quatro com nota 3.


Na lista, aparecem empatados o Centro Universitário Euro-americano (Unieuro) e o Centro Universitário de Brasília (Uniceub), cada um com cinco cursos de nota 4. A lista segue com a Universidade Paulista (Unip) com três cursos e o Centro Universitário Icesp (Unicesp), com dois. Por fim, aparecem as Faculdades Integradas da Upis, a Faculdade Mauá de Brasília e a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), cada uma com um curso avaliado com nota 4. Confira a tabela:




O conceito 5, que é considerado ótimo, não foi alcançado por nenhum curso de graduação particular em Brasília. Ao todo, somente 11 cursos, entre 150, foram avaliados com o conceito máximo no DF: 10 deles na Universidade de Brasília e um na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs).


Nos destaques com nota 4, a UCB recebeu o conceito nos cursos de arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física, engenharia civil, farmácia, medicina e nutrição. Já no Iesb, garantiram o resultado o curso de tecnologia em estética e cosmética, educação física (bacharelado), engenharia da computação, engenharia civil (híbrido), engenharia civil (a distância) e engenharia elétrica.


Não são somente números


O pró-reitor administrativo da Universidade Católica de Brasília, Edson Cortez, considera que o resultado indica o compromisso da instituição em atingir a excelência no ensino. “O fato da UCB ter 100% dos cursos aprovados demonstra o compromisso com os valores institucionais em oferecer uma educação de qualidade”, destaca. “Eu não vejo um simples número, eu vejo a dedicação e o empenho dos nossos estudantes em construir o melhor.”


O pró-reitor administrativo da UCB, Edson Cortez, considera que a boa avaliação é resultado da dedicação dos estudantes
O pró-reitor administrativo da UCB, Edson Cortez, considera que a boa avaliação é resultado da dedicação dos estudantes (foto: Reprodução)


Cortez destaca que aliar ensino, pesquisa e extensão é algo que ajuda o estudante a adquirir um conhecimento mais amplo em sua formação e, consequentemente, os resultados aparecerão na prova. Ele destaca que cursos como arquitetura e urbanismo e engenharia civil evoluíram de nota 3 para 4, em relação ao ciclo anterior, de 2017, e atribui essa melhora ao investimento nos docentes e o apoio aos estudante.


Aline Stefania Zim, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo da UCB, também comentou o resultado da graduação no Enade e destaca que´o resultado é fruto do esforço da universidade em trabalhar na construção da aprendizagem. Ela conta que é feita uma ‘trilha de aprendizagem’ no decorrer da graduação, que consiste em um acompanhamento individual do desempenho dos alunos. E isso é aliado à aplicação de simulados para preparar os alunos para a prova.


Aline Stefania Zim, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo da UCB, considera que os indicadores alcançados são resultado de uma longa trajetória
Aline Stefania Zim, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo da UCB, considera que os indicadores alcançados são resultado de uma longa trajetória (foto: Arquivo Pessoal)


“Eu acredito que, quando nós temos um bom resultado, significa que o aluno teve um aprendizado mais complexo e mais voltado para o mundo do trabalho e a formação humanista. As questões da prova estão muito voltadas para a realidade e para problemas concretos do mundo”, ressalta a coordenadora. Ela acredita que o segredo para a melhora dos resultados está em incorporar, ainda mais, essas questões no cotidiano do ensino.


“É gratificante”


Bárbara Tavares, 23 anos, que se formou em arquitetura e urbanismo pela UCB em 2019, comemora o resultado: “Eu nunca tive dúvidas que o curso de arquitetura e urbanismo da UCB estava nos capacitando muito bem, mas é sempre gratificante ver a qualidade de ensino em resultados tão pontuais”, destaca a bacharel. “Acho que, obviamente, todos têm seu mérito pessoal de serem tão esforçados, mas, com certeza, um fator decisivo no resultado que obtivemos é a enorme qualidade do corpo docente do curso de arquitetura e urbanismo da Católica.”


A bacharel em arquitetura e urbanismo Bárbara Tavares considera gratificante perceber a qualidade de ensino da universidade em que se graduou
A bacharel em arquitetura e urbanismo Bárbara Tavares considera gratificante perceber a qualidade de ensino da universidade em que se graduou (foto: Arquivo Pessoal)

 

Números demonstram trabalho sério

O professor do curso de engenharia civil do Iesb Tiago Baroni também comentou o desempenho da instituição: “Demonstra um trabalho muito sério que vem sendo feito pelo Iesb há um longo tempo. Eu acho que a nota é a consequência de um trabalho bem feito”, disse.

O professor do curso de engenharia civil Tiago Baroni acredita que a nota é reflexo da postura mais integralista na formação acadêmica
O professor do curso de engenharia civil Tiago Baroni acredita que a nota é reflexo da postura mais integralista na formação acadêmica (foto: Arquivo Pessoal)


“Existe uma preocupação de preparar o aluno para a vida, mais do que simplesmente entregar as matérias. É formar o profissional e formar o cidadão especialista em determinada área. Esses bons resultados acabam sendo um reflexo dessa postura mais integralista na formação”, destaca. “Não podemos mais ensinar de uma maneira mecânica, precisamos fazer com que o aluno se interesse”.

 

Confira a avaliação das duas instituições


Católica

  • Arquitetura e urbanismo - 4
  • Biomedicina - 4
  • Educação física - 4
  • Engenharia civil - 4
  • Farmácia - 4
  • Medicina - 4
  • Nutrição - 4
  • Enfermagem - 3
  • Engenharia ambiental - 3
  • Fisioterapia - 3
  • Odontologia - 3


IESB

  • Tecnologia em estética e cosmética - 4
  • Educação física (bacharelado) - 4
  • Engenharia da computação - 4
  • Engenharia civil (híbrido) - 4
  • Engenharia civil (a distância) - 4
  • Engenharia elétrica - 4
  • Arquitetura e urbanismo - 3
  • Enfermagem - 3
  • Nutrição - 3
  • Engenharia civil (presencial) - 3

 

Particulares do DF


O Enade é uma avaliação com base no desempenho dos alunos que concluem a graduação. Eles são avaliados por meio dos conteúdos previstos na matriz curricular e a aplicação de competências e habilidades para a vida profissional. Cada graduação é avaliada em conceitos de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios. A partir de 3, são satisfatórios.


Na rede particular do DF, foram avaliados 77 cursos de universidades particulares com fins lucrativos e 43 de instituições sem fins lucrativos. Desses, perto de 39,2% ficaram com conceito 3 e 32,5% atingiram o conceito 2. Com a nota 4 e 1 foram, respectivamente, 25% e 2,5%. Por fim, aproximadamente 0,8% ficou sem avaliação.


Particulares do DF no Enade
Particulares do DF no Enade (foto: Inep/ Datawrapper)


Ao todo, no DF, entre os 150 cursos avaliados, os conceitos 4 e 3 empataram, cada um com 32%. Em seguida, aparecem aqueles que receberam conceito 2, com 26%. O conceito 5 representa aproximadamente 7,3%. Já com nota 1 e “sem conceito” ficaram com 2% e 0,7%, respectivamente.


Em 2019, foram avaliados cursos de bacharelado nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além de cursos superiores de tecnologia das áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

 

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