Simulação da ONU

Aluna da UnB faz vaquinha para participar de convenção em Nova York

Laura de Miranda ganhou bolsa do programa Change the World Model United Nations, mas não tem condições de arcar com parte dos custos da viagem

Isabela Oliveira*
postado em 09/11/2020 21:48 / atualizado em 11/11/2020 18:14
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

A estudante de ciências econômicas Laura de Miranda, 20 anos, foi contemplada com uma bolsa para participar do Change the World Model United Nations, uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) para alunos do mundo todo. Laura ganhou €1000, mas teria que arcar com mais €1025. Por isso, resolveu lançar uma vaquinha.

Depois de ver a oportunidade em um anúncio na internet, a estudante do quarto semestre da Universidade de Brasília (UnB) quis se inscrever para ampliar suas experiências políticas. No fim de outubro, Laura se inscreveu. O processo de seleção contou com uma entrevista, que ocorreu na última sexta-feira (6/11).

A CWMUN tem como objetivo conectar pessoas do mundo todo, provocar mudanças positivas e entregar valores das Nações Unidas aos participantes. As convenções ocorrem anualmente em Nova Iorque, Emirados Árabes, Roma e Singapura.

Laura nunca participou de nenhuma simulação da ONU. Estudou a vida toda em escola pública e, quando cursava o ensino médio, no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN) , teve uma breve experiência em uma aula de sociologia. Porém, foi uma simulação bem simbólica e nada comparado ao que se tem em algumas escolas particulares no Distrito Federal.

O propósito dessas simulações é dar a oportunidade ao participante de vivenciar uma reunião da ONU, propor soluções para problemas globais e desenvolver capacidades de síntese e oratória.

Para Laura, a experiência vai proporcionar que ela tenha contato com pessoas de outros países e possa se expressar sobre os pontos positivos e negativos do Brasil. “Eu não consigo fazer as pessoas me ouvirem e eu tenho muito a dizer. Desde o ensino médio,eu queria fazer uma diferença grande na sociedade”, afirma a estudante de ciências econômicas.

A convenção é dividida em três dias e ocorrerá em março do ano que vem. Além do encontro presencial, mais de mil estudantes terão a oportunidade de treinamentos pela plataforma Zoom sobre como se portar em uma simulação, como debater e como ouvir o que os outros têm a dizer.


Futuro na política

Participar de uma simulação com certeza traz um ponto a mais no currículo, mas para Laura vai agregar em um futuro mestrado em ciências políticas. Ela sempre se engajou nas questões políticas e, agora, vai poder crescer profissionalmente na discussão internacional.

“Grandes nomes da política são convidados para a convenção. Representantes do esporte, ciência e cultura comparecem lá. Então, se eu tiver a oportunidade de conversar com essas pessoas, vai agregar bastante em mim como pessoa”, completa.

Além disso, ela almeja se tornar  deputada no futuro e se inserir ainda mais na luta política. Apesar de ser um sonho distante, são essas pequenas oportunidades como a Change the World Convention que tornam alguns desejos realidade. “Um dos meus sonhos era ser deputada, mas eu não sei se terei a popularidade certa para isso. Mas eu quero fazer alguma coisa pela sociedade. Quem sabe criar alguma popularidade, me filiar a algum partido e tentar”, finaliza a estudante.


Ajude a estudante

O valor restante que a estudante precisa pagar foi parcelado em quatro vezes. O primeiro pagamento foi feito com uma parte do que já foi arrecadado na vaquinha. O segundo depósito está marcado para 30 de novembro.

Para doar qualquer quantia, basta acessar o site da vaquinha. É possível também fazer doações por depósito bancário:

PicPay;


Nubank:


Nome: Laura Teodora de Miranda Pitaluga


CPF: 061.669.491-11


Banco: Nu Pagamentos S.A. (260)


Agência: 0001


Conta: 30125628-1

 

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação