Evento on-line

Alunos de cálculo 1 podem se inscrever no Summaê de integrais

Evento lançado em 2011 pela UnB visa proporcionar um ambiente de ensino lúdico e descontraído. Pela primeira vez, será aberto para estudantes de outras universidades. Prazo para inscrição termina em 3 de dezembro

Isabela Oliveira*
postado em 26/11/2020 17:49
 (crédito: Izabela Cristina)
(crédito: Izabela Cristina)

Estão abertas as inscrições para o Summaê de integrais, evento organizado pela Universidade de Brasília (UnB), que visa propor um ambiente lúdico para alunos com um jogo de perguntas e respostas baseado em vídeos criativos. Este ano, além da primeira edição remota, haverá a participação de diversas universidades.

O Summaê é direcionado para estudantes de cálculo 1 ou matéria correlata de qualquer instituição. O evento será totalmente on-line, devido à pandemia, e ocorrerá por uma transmissão no YouTube em 5 de dezembro, de 14h30 às 18h30. Os alunos deverão, ainda, participar com o envio de vídeo-perguntas. 

Além do YouTube, os estudantes utilizarão a plataforma voltada para gamers Discord, que tem a possibilidade de conversas de texto, áudio e vídeo. Haverá competição entre os melhores vídeos, pois os participantes não devem só fazer uma pergunta, mas executar de forma criativa, e entre o melhor chapéu: característica única do evento.


Quebrar o clima da sala de aula

Segundo o professor idealizador do Summaê, Ricardo Fragelli, 43 anos, exercícios mais lúdicos e que saem do formato de ensino-aprendizagem da faculdade aproximam professor e aluno. “Essa atividade é uma oportunidade de criação de um ambiente com mais liberdade, mais propício para a criatividade. Alunos se sentem mais livres para exporem opiniões”, conta o professor.

 

Professor Ricargo Fagelli é o idealizador do Summaê e acredita que essa edição tem tudo para agregar as aulas remotas para que os estudantes tenham uma experiência diferente
Professor Ricargo Fagelli é o idealizador do Summaê e acredita que essa edição tem tudo para agregar as aulas remotas para que os estudantes tenham uma experiência diferente (foto: Arquivo pessoal)

 

O evento ocorre semestralmente, desde 2011, na UnB, mas já foi replicado por outras universidades e escolas do Brasil em diversas áreas de conhecimento. Presencialmente, os estudantes da Universidade de Brasília sempre se reuniam na sala de cinema do Cinemark, no Shopping Pier 21.

Uma característica marcante é que todos os participantes devem usar chapéus. Summaê é a união de summae (que significa somas, em latim) com o sinal circunflexo. Ou seja, todos estão juntos, usando chapéus, pela educação.

Mas o vestuário não para por aí. Segundo o professor Ricardo, muitos estudantes vão além e acabam se fantasiando para o jogo de perguntas e respostas.

Ricardo elenca que as principais características do Summaê são a caracterização própria – que quebra o clima e deixa o ambiente mais confortável – e a aproximação entre aluno e professor. Com a pandemia, eles ganharam uma oportunidade única: de convidar colaboradores de universidades fora do Distrito Federal e até do exterior.

O Summaê tem apoio de instituições como Universidade de Campinas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Universidade do Algarve (Portugal). Além disso, conta com outros professores que estarão nas mesas de apoio do evento de resoluções de problemas e escolha dos melhores chapéus e vídeos.

Ricardo Fragelli acredita que toda essa parceria com outros estados é uma possibilidade de professores conhecerem a metodologia, mas de proporcionar também uma experiência única “para fazer uma aula diferente, principalmente nesse ambiente da pandemia em que ninguém mais aguenta as aulas virtuais do mesmo jeito”.

Além disso, ele reforça que o Summaê não é uma olimpíada ou uma competição: é para os alunos se aprofundarem no conteúdo ou aprenderem algo novo com os docentes. “A ideia é quebrar o tradicional”, finaliza o professor.


Prepare o chapéu e participe!

Ficou interessado? As inscrições e o envio dos vídeos para o Summaê vão até 3 de dezembro pelo site do evento. Estudantes de qualquer instituição podem participar. O envio dos vídeos com as perguntas deve ser feito por meio deste link. No Discord, há listas dos vídeos e questões de eventos anteriores. 

*Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação