Ensino Superior

Enem: candidatos poderão usar notas de exames passados para o Prouni e Fies

Em comunicado publicado nesta sexta (11), MEC anunciou que apenas o Sisu, que tem data prevista para abril, exigirá nota do Enem 2020

EuEstudante
postado em 11/12/2020 20:57 / atualizado em 11/12/2020 21:03
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

As edições do primeiro semestre de 2021 dos processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) exigirão notas de edições anteriores à 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o esclarecimento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (11/12).


Somente o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), previsto para ocorrer em abril, exigirá a nota do Enem de 2020, que terá provas aplicadas em janeiro de 2021.


“Considerando que o início das aulas nas instituições de ensino superior privadas está previsto para ocorrer a partir de fevereiro, e para evitar maiores prejuízos aos candidatos que já possuem notas de Enem em edições anteriores, os processos seletivos do Prouni e Fies, excepcionalmente, utilizarão as notas das últimas edições do Enem, sendo a nota do Enem de 2019 a que será exigida, apenas na 1ª edição de 2021 do Prouni. Já para o Fies, a exigência continua sendo para utilização das notas das edições mais recentes do Enem”, diz a nota divulgada pelo MEC.


Em comunicado, publicado nesta sexta-feira (11), o MEC prevê a abertura da 2ª edição dos processos seletivos do Prouni e Fies logo na sequência da execução do Sisu, ou seja, após a divulgação do resultado do Enem, que será em 29 de março, de forma a contemplar quem prestará o certame pela primeira vez. Para essas seleções serão exigidas as notas do Enem de 2020. No caso do Fies, poderão disputar as vagas os candidatos que tenham notas das edições mais recentes do Enem, desde 2010.

Os editais com todas as regras para o 1º processo seletivo do Prouni de 2021, será publicado até a próxima terça-feira (15/12), levando em consideração que nas instituições de ensino superior privadas não houve atraso no ano letivo de 2020, portanto o início das aulas de 2021 não sofrerá alterações. A previsão para publicação do edital do Fies é até 18 de dezembro.


Já o edital para o processo seletivo do Sisu, também referente ao 1º semestre de 2021, será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março, coincidindo com a conclusão do semestre letivo de 2020 de grande parte das instituições de ensino superior públicas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação