financiamento estudantil

Fies: mais de 90 mil vagas serão oferecidas aos estudantes em 2021

A resolução publicada pelo MEC no Diário Oficial da União prevê ainda um total de 279 mil vagas nos próximos dois anos, com 93 mil vagas ofertadas em 2022 e 2023

EuEstudante
postado em 04/01/2021 17:11 / atualizado em 04/01/2021 17:21
 (crédito: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) resolução que aprova o Plano Trienal do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para os próximos três anos. Desse modo, ao todo, serão ofertadas 93 mil vagas nos processos seletivos do Fies de 2021.

A previsão de contribuição financeira do Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), proveniente do orçamento do ministério, deve atingir o montante de R$ 500 milhões.

De acordo com a nova resolução, a oferta do Fies totalizará 279 mil vagas nos próximos três anos, já que, para os anos de 2022 e 2023, foi estabelecido, igualmente, a oferta de 93 mil vagas para cada ano, o que é condicionado à revisão prevista na norma do programa.

Cabe ao Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies), em cumprimento ao que está disposto em normativos do Fies, fazer a previsão para que seja determinada a quantidade de vagas para contratos de financiamento.

Entenda o Fies

O Fies é um programa do MEC destinado a financiar cursos de graduação para estudantes. Para concorrer às vagas, é necessário ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Outra exigência é ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Cronograma do Fies para o 1º semestre de 2021

O período de inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 é de 26 de janeiro até 29 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro. Para os pré-selecionados em chamada única, o prazo para complementar a inscrição é de 3 a 5 de fevereiro.

Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. A convocação por meio da lista de espera ocorrerá de 3 de fevereiro até 18 de março de 2021.

Além disso, o prazo para adesão ao Programa Especial de Regularização do Fies foi prorrogado. Os interessados têm até 31 de janeiro de 2021 para solicitar a renegociação de débitos diretamente ao agente financeiro.

O edital com o cronograma completo do processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 pode ser consultado na página do Fies.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação