Nomeação

Em cerimônia reservada, ministro da Educação empossa três reitores

Entre os novos dirigentes da Ufop, UFCG e do IFCE, dois foram reeleitos e um foi o último da lista tríplice. Reitores terão mandato de quatro anos

EuEstudante
postado em 26/02/2021 19:07 / atualizado em 26/02/2021 19:10
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, deu posse aos novos reitores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), da Universidade Federal de Campo Grande (UFCG) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O evento ocorreu em cerimônia reservada, na última quinta-feira (25/2). Os mandatos terão duração de quatro anos.

Reitora reeleita

 

Cláudia Aparecida Marliére, reitora reeleita da Universidade Federal de Ouro Preto
Cláudia Aparecida Marliére, reitora reeleita da Universidade Federal de Ouro Preto (foto: Divulgação/Ufop/Mylena Gonçalves)

Cláudia Aparecida é a reitora da Ufop, instituição em que ela se graduou em Nutrição (1989). Cláudia é especialista em saúde materno-infantil pela Universidade de São Paulo (USP) e tem PhD em avaliação de impacto ambiental pela pela Universidade de Wales, no Reino Unido. Ela era reitora desde 2017 e foi reeleita para o cargo até 2025.

O Diário Oficial da União (DOU) publicou em 18 de fevereiro uma edição extra para anunciar a recondução da professora ao cargo.

Bolsonaro nomeia o último da lista

 

Professor Antônio Fernandes foi nomeado por Bolsonaro mesmo após ser o último em lista tríplice
Professor Antônio Fernandes foi nomeado por Bolsonaro mesmo após ser o último em lista tríplice (foto: Foto: Ascom UFCG/Divulgação)

A UFCG terá como novo reitor o professor Antônio Fernandes, formado em farmácia com habilitação em análises clínicas pela Universidade federal da Paraíba (UFPB). Antônio é especialista em patologia clínica pela UMC/Unifesp, Escola Paulista de Medicina,e doutor em farmácia pela USP.

A nomeação foi publicada no DOU da última terça-feira (23/2). O reitor foi o terceiro nas consultas à comunidade acadêmica e ao Colegiado Pleno do Conselho Universitário. 

Mais um reitor reeleito

 

Professor José Wally Mendonça Menezes recebeu 43% dos indicativos para gerir os 33 campi do IFCE em votação virtual em novembro de 2020
Professor José Wally Mendonça Menezes recebeu 43% dos indicativos para gerir os 33 campi do IFCE em votação virtual em novembro de 2020 (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Também empossado, o novo reitor do IFCE, Wally Mendonça tem licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado em física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do Departamento de Telemática e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Em novembro de 2020, o professor José Wally Mendonça foi eleito meio de uma votação on-line e recebeu 43% dos indicativos para gerir os 33 campi do IFCE.

Cerimônia contou com a participação de outros reitores

Participaram do evento o senador Carlos Viana (PSD), o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy, o secretário de educação profissional e tecnológica, Wandemberg Venceslau e o secretário de educação superior, Wagner Vilas Boas, além da presença de reitores de outras instituições.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação