UnDF

António Sampaio da Nóvoa é presença confirmada no seminário promovido pela UnDF

Além do professor Nóvoa, especialistas de várias partes do país estão na programação do evento gratuito e aberto ao público

EuEstudante
postado em 03/12/2021 17:27
 (crédito: ESECTV/Divulgação)
(crédito: ESECTV/Divulgação)

Reconhecido internacionalmente, o professor português António Sampaio da Nóvoa é uma das presenças confirmadas na programação do seminário UnDF Professor Jorge Amaury Maia Nunes: entre o projeto e a criação, que acontece em 6 e 7 de setembro, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e poderá ser assistido pelo YouTube, o endereço da transmissão e a programação completa estão disponíveis no site: projetoundf.com.br.


Doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra e professor titular da Universidade de Lisboa/Unesco, Nóvoa é apontado como um dos grandes pensadores da educação na atualidade. O docente fará a conferência de abertura, no dia 6 de dezembro, às 10h, que terá com o tema: Os sentidos de uma educação superior pública.


Além de Nóvoa, o seminário terá a participação de especialistas de várias universidades brasileiras, autoridades locais e está prevista a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A programação contempla discussões sobre metodologias de ensino e pesquisa, bem como aspectos relacionados ao financiamento, à inovação e às arquiteturas acadêmicas institucionais possíveis para a instituição recém-criada, a UnDF.


Universidade do Distrito Federal


O evento integra o projeto de pesquisa "Uma Universidade Distrital", elaborado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), fruto de acordo de cooperação entre a UnDF e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).


“Esse seminário reforça o compromisso de todas as instituições, nesta e nas fases que se seguem, de atuar de maneira estratégica, auxiliando na realização de ações que permitirão à UnDF se consolidar enquanto um espaço para um ensino superior pautado pelas melhores práticas metodológicas e tecnológicas”, ressalta a diretora executiva do Cebraspe, Cláudia Griboski.


O diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, entende que com o seminário “os participantes terão a oportunidade de entender melhor como foram realizados os estudos de viabilidade, realizados em projeto de pesquisa fomentado pela FAPDF que investiu mais de R$ 3 milhões nesta iniciativa”.


“Ao apoiarmos os estudos de viabilidade da nova instituição de ensino superior de Brasília, nosso objetivo foi contribuir para a geração de alguns subsídios necessários para a criação de uma universidade que contribua, efetivamente, para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do DF”, reforça o presidente da FAPDF.


A iniciativa faz parte da segunda macroação do projeto, a qual objetiva, entre outras entregas, a realização de seminários, encontros e fóruns de debates sobre gestão inovadora da educação superior com ênfase nas áreas relativas à inovação, às tecnologias e às engenharias.


Em outubro, também como parte dessa etapa, foi promovido um colóquio on-line para discutir modelos de gestão universitária inovadora e conhecer a estrutura e os modelos de sucesso na implementação de políticas ou ações voltadas para o Ensino, Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Instituições de Ensino Superior (IES).


“Estamos trabalhando para dar subsídio aos processos de implementação da primeira universidade distrital de Brasília, a UnDF, espaço que nasce com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do DF e regiões do entorno”, completa Griboski.


A reitora pro tempore afirma que diversos esforços têm sido realizados para que se dê, de fato e direito, a implementação da UnDF. Em cinco meses foram sancionadas pelo governador Ibaneis Rocha, as leis de criação da UnDF (Lei n. 987/2021) e da Carreira Magistério Superior do DF (Lei n. 6.969/ 2021), legislações de fundamental importância para a instituição da Universidade do DF no ano de 2021, além da promulgação do PELO, proposta de alteração à Lei Orgânica do DF, que garante recursos para estruturação, projetos, pesquisas e inovação da UnDF.


“A UnDF é uma realidade. A partir da ampla institucionalização da política de educação superior pública distrital, diversos esforços têm sido realizados para que a consolidação desta Universidade se dê de fato e de direito e este seminário é uma das ações que fortalecem o compromisso, da FAPDF, Cebraspe, Reitoria Pró-Tempore e toda a equipe da UnDF, com a qualidade e o valor social desta instituição desde sua primeira infância”, finalizou.


Para saber mais sobre o Projeto de Pesquisa Uma Universidade Distrital, acesse o site: projetoundf.com.br/.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação