acesso

Cursinho Social da USP abre vagas para estudantes de baixa renda

O período de inscrições termina em 4 de fevereiro

EuEstudante
postado em 20/01/2022 16:53
 (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

O pré-vestibular é um projeto da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), da Universidade de São Paulo (USP), criado e administrado por estudantes da USP, desde 2000. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior e impactar a vida dos alunos de forma positiva, oferecendo estrutura necessária para atingir resultados favoráveis nos vestibulares, ou cursos técnicos.

Com o intuito de oferecer o curso para estudantes de escolas públicas e alunos de baixa renda de todo o país, a preparação pré-vestibular não requer pagamento de mensalidade, é necessário apenas o pagamento da taxa de matrícula para custear materiais auxiliares.

No primeiro semestre de 2022, serão ofertadas 60 vagas para a turma presencial do período vespertino (turma A), na cidade de Ribeirão Preto-SP, e 40 vagas para a turma EaD do período noturno (turma B) para estudantes de todo o país, caso ainda existam vagas, serão convocados alunos da segunda chamada. A equipe é formada por professores voluntários dos cursos dentro e fora da USP, além de oferecer monitoria durante as aulas.

Quem pode participar?

As vagas são destinadas aos alunos com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita, por pessoa; advindos do ensino público, tanto aqueles que completaram o ensino médio, quanto estudantes cursando o terceiro ano; ou do ensino privado (bolsa integral). Além desses fatores, existe um sistema de cotas para melhorar o direcionamento da distribuição de vagas.

 

Categoria Vagas (em %)
Ampla concorrência 55%
PPI 35%

Transgêneros

5%

Servidores terceirizados da FEA-RP

5%

 

Como funciona o processo?

A fase de seleção para os inscritos do Cursinho Social FEA-RP, ocorre durante três etapas: a inscrição on-line (questionário socioeconômico), redação motivacional via Google Forms e por fim a entrevista on-line.

Cronograma do Processo Seletivo

JANEIRO 2022

Inscrição on-line via Google Forms: até 4 de fevereiro.

FEVEREIRO 2022

Convocação para a redação via e-mail: 7 de fevereiro.

Redação via Google Forms: das 09h de 9 de fevereiro às 15h de 12 de fevereiro.

Convocação para entrevista via e-mail: 15 de fevereiro.

Entrevista on-line: 17 a 24 de fevereiro.

MARÇO 2022

1ª chamada: 1 de março.

Matrícula 1ª chamada: das 15h de 1o de março até 12h de 7 de março.

2ª chamada: 8 de março.

Matrícula 2ª chamada: das 15h de 8 de março até 12h de 14 de março.

Início das aulas: 21 de março.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação