talento

Capes abre inscrições para o Prêmio Talento Universitário

Pode se inscrever aluno matriculado em curso de graduação e que tenha feito o Enem de 2019 e 2020. A prova será aplicada em 20 de março e as inscrições começam nesta quarta-feira (26)

EuEstudante
postado em 26/01/2022 17:00 / atualizado em 26/01/2022 17:25
 (crédito: Capes)
(crédito: Capes)

Os estudantes de graduação de todo país têm até  13 de fevereiro para se inscrever no 2º Prêmio Capes Talento Universitário, que reconhece o desempenho dos alunos com alto grau de desenvolvimento de competências cognitivas. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (26).

O interessado precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ou 2020, mas também ter ingressado na educação superior em 2021. Além disso, deve estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, particular ou militar. Outra exigência é não estar em débito com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o CNPq ou outras agências de fomento à pesquisa.

Cada um dos mil participantes que obtiverem maiores notas na prova receberá R$ 5 mil. A avaliação, que terá 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais, será aplicada em 20 março.

Os locais de realização das provas serão divulgados a partir de 3 de março. O Prêmio receberá até 44 mil inscrições. A premiação também pretende subsidiar estudos e pesquisas da Capes para a formulação de políticas públicas para a educação superior. O resultado será divulgado a partir de abril. Confira as orientações aqui.

· Inscrições: De 26 de janeiro até 13 de fevereiro de 2022.
· Site: talentouniversitario.capes.gov.br
· Vagas: 44 mil inscrições
· Premiação: R$5 mil para os mil participantes que obtiverem as maiores notas na prova.
· Requisitos:
ter feito o Enem 2019 ou o Enem 2020;
ter ingressado na educação superior em 2021;
estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar;
não estar em débito com a CAPES, o CNPq ou outras agências de fomento à pesquisa.
· Previsão de divulgação dos locais de prova: A partir de 3 de março de 2022.
· Aplicação de prova: 20 de março de 2022.
· Estrutura da prova: 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais.
· Resultado: A partir de abril de 2022.


Confira a página com os documentos aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação