medicina

MEC autoriza abertura de mais vagas em cursos de medicina

Portaria publicada nesta semana poderá abrir cerca de 37 mil novas vagas em cursos já existentes, mas entidades médicas alertam para a possibilidade da precarização do ensino

Eu Estudante
postado em 20/05/2022 13:13 / atualizado em 20/05/2022 13:25
 (crédito: UniEduk)
(crédito: UniEduk)

Por meio de uma portaria publicada nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) autorizou solicitações para a abertura de até 100 vagas nos cursos de medicina das universidades de todo o país. A medida vale para as escolas criadas por chamamento público, no âmbito do Mais Médicos e visa ampliar o número de jovens médicos em formação. Porém, a falta de condições para suportar mais estudantes preocupa entidades médicas.

A Associação Médica Brasileira (AMB) aponta que o Brasil tem 570 mil médicos distribuídos de forma inadequada, mas que a portaria não prevê medidas para solucionar esse problema. Em nota, o Conselho Federal de Medicina (CFM) pediu que a portaria fosse revogada, alegando que a medida foi tomada sem consulta ao conselho e a outras entidades médicas.

O CFM também caracterizou a portaria como "excludente, autoritária e pouco transparente na condução de tema delicado e com consequências para a vida da população e dos profissionais”. A entidade explica, por meio do documento, que muitos municípios não possuem leitos hospitalares, equipes de saúde da família, hospitais de ensino e nem mesmo professores suficientes para atender as possíveis demandas que as universidades podem exigir. 

Acesse a portaria na íntegra aqui

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação