CORTES

Entidades convocam comunidade universitária da UnB para ato na Esplanada

Manifestação contra os cortes orçamentários nas universidades federais está marcada para esta quinta-feira, às 9h

Eu Estudante
postado em 08/06/2022 16:22 / atualizado em 08/06/2022 16:35
 (crédito: Dandara Téa/Juntos!)
(crédito: Dandara Téa/Juntos!)

Entidades estudantis e trabalhadores da educação convocam ato nacional unificado para esta quinta-feira (9/6). A manifestação é contra o corte bilionário no orçamento das universidades federais anunciado pelo Governo Federal em 25 de maio. Ao todo, o corte totaliza R$ 3,2 bilhões, o equivalente a 14,4% da verba prevista para o Ministério da Educação em 2022.

Além do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UnB), estão participando do ato o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e a Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). A concentração será em frente ao Museu Nacional da República e está prevista para ser iniciada às 9h.

Após mais de dois anos em serviço remoto devido à pandemia de Covid-19, a UnB retorna agora às atividades presenciais. Com o corte anunciado, a instituição precisará reduzir as bolsas de auxílio à assistência estudantil e pode ficar sem verba até para serviços básicos, como água e luz.

As entidades reiteram o "compromisso em lutar pela defesa da educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada" e pedem a recomposição orçamentária. “Estamos em total acordo com o posicionamento das universidades. Não aceitamos e não vamos administrar esses cortes”, disse a representante do (DCE-UnB) e diretora de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes, Adda Luísa Sousa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação