Nesta terça-feira (14/6), na Esplanada dos Ministérios, ocorreu o ato Ocupa Brasília, com servidores federais (em especial os de universidades) e institutos federais de ensino. O protesto quer chamar a atenção para o que os organizadores chamam de "desmonte" promovido pelo governo federal com sucessivos cortes orçamentários, incluindo o mais recente, que bloqueou R$ 3,2 bilhões do orçamento do MEC e ameaça o funcionamento das instituições de ensino.
Outro foco do protesto é contra a PEC 206 — proposta de cobrança de mensalidades que chegou a ser pautada na CCJ da Câmara dos Deputados. Matheus das Neves, diretor da União Brasileira dos Estudantes (Ubes), explica ao Correio a razão da manifestação: “O objetivo do ato é reforçar a nossa luta contra os cortes na educação, que já retroagiu pela metade. É também apresentado pautas unitárias do MEC, como a questão da revogação da emenda constitucional 95, a questão da garantia do financiamento para a educação, pela PEC 206, que está em pauta agora no congresso. É para garantir o cumprimento do orçamento anual da educação".
Saiba Mais
O evento contou com professores, estudantes, trabalhadores da educação e servidores da área. O diretor ainda explica que vieram pessoas de diversas áreas do Brasil. “Vieram em torno de trinta caravanas do Brasil inteiro, do Pará, do Rio Grande do Sul, de Minas, do Mato Grosso, de Goiás, da região do Centro-Oeste".
A concentração do ato começou às 13h em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados. Às 14 horas ocorreu um ato interno no Auditório Nereu Ramos, em defesa das empresas estatais do país e contra os cortes na educação, já por volta das 17h30 ocorreu um ato político cultural com apresentação de maracatu e do rapper GOG, de Brasília.
O encontro foi organizado por diversas entidades estudantis como a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical), União Nacional dos Estudantes (UNE), Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet), União Brasileira dos Estudantes (Ubes), Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), Andes-SN e Associação Nacional dos Pós-graduados (ANPG).
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
- EuEstudante UnB volta às aulas presenciais com estudantes preocupados com a covid
- EuEstudante IFB abre 1,9 mil vagas de cursos técnicos e superiores no DF
- EuEstudante Vagas para a UnB através do ENEM foram abertas nesta terça-feira (7/6)
- EuEstudante Liminar de juiz barra a criação de escola cívico-militar na rede paulista