Universidades

Reitora da UnB, Márcia Abrahão é eleita presidente da Andifes

Por uma diferença de 10 votos, Márcia Abrahão foi a primeira dirigente da UnB a se eleger para a presidência da instituição

Correio Braziliense
postado em 28/07/2023 15:07 / atualizado em 28/07/2023 19:33
Márcia Abrahão será a primeira reitora da UnB a presidir a Andifes -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
Márcia Abrahão será a primeira reitora da UnB a presidir a Andifes - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
int(6)

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, foi eleita presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nesta sexta-feira (28). Em uma disputa entre reitoras, Abrahão se elegeu por 38 a 28 votos, em oposição a Joana Guimarães, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Pela primeira vez, um reitor da UnB é eleito presidente da Andifes. A entidade é responsável por intermediar a relação das universidades com o governo federal e as associações dos servidores dessas instituições de ensino.

Por meio de seu perfil pessoal no Instagram, Márcia Abrahão reafirmou o compromisso de trabalhar pelo avanço do ensino superior no Brasil. “A Andifes continuará atuando para o fortalecimento da rede de universidades, com a participação de todas e todos, de forma colaborativa, democrática e propositiva, e com equidade e união”, disse.

A reitora afirmou ainda que, em seu mandato, trabalhará por bandeiras como o aprofundamento da autonomia das universidades. “Vamos continuar trabalhando pela autonomia universitária, com destaque para o fim da lista tríplice para a escolha de reitoras e reitores das universidades federais”, pontuou.

Em seu segundo mandato à frente da UnB, Márcia Abrahão é reitora desde 2016, quando foi a primeira mulher eleita para comandar a instituição. Docente do Instituto de Geologia (IG), ela já exerceu funções na Andifes, onde ocupou o cargo de 2ª vice-presidente entre 2021 e 2022.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação