DÉBITOS

Mais de 70 mil brasileiros quitaram dívida pelo Renegocia FIES

Mil pessoas conseguiram o desconto máximo permitido no programa de renegociação de dívida estudantil

Mayara Souto
postado em 27/11/2023 21:15
Renegocia FIES beneficia mais de 70 mil brasileiros, mil deles conseguem desconto máximo da dívida estudantil -  (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil; /Agência Brasil)
Renegocia FIES beneficia mais de 70 mil brasileiros, mil deles conseguem desconto máximo da dívida estudantil - (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil; /Agência Brasil)
int(8)

O programa Renegocia FIES já beneficiou mais de 70 mil brasileiros em apenas 13 dias — entre 7 e 20 de novembro. Os dados são do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, mais de 1,2 milhão de brasileiros se enquadram nos critérios de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). 

A Lei nº 14.719/2023, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de novembro deste ano, prevê descontos de até 99% do valor total da dívida e isenção de juros e multas por atraso. 

Os dados do MEC apontam que entre os beneficiados, 1 mil conseguiu o desconto máximo. Outros 42 mil receberam 92% de desconto, 26 mil ganhou 77% e outros 900 obtiveram 12%.

As condições de renegociação de dívidas junto ao Fies contemplam contratos celebrados até 2017 e com inadimplência em 30 de junho de 2023. As solicitações devem ser realizadas até 31 de maio de 2024 ao agente financeiro com o qual o contrato foi firmado - Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O processo pode ser feito nas agências físicas e também pelos aplicativos dos bancos. 

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estão atendendo às solicitações desde o dia 7 de novembro e todo o processo acontece de forma virtual, mediante os respectivos aplicativos. Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato com seu banco, com o MEC ou com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação