Universidades

Estudantes não têm interesse em graduação 100% a distância

Estudo produzido pela Abrafi aponta que, apesar das graduações presenciais serem de maior custo financeiro, os universitários brasileiros têm preferência por essa modalidade de ensino

Correio Braziliense
postado em 21/03/2024 19:25
21,54% dos entrevistados escolheriam a modalidade EAD, desde que as atividades práticas fossem garantidas na modalidade presencial -  (crédito: Freepik)
21,54% dos entrevistados escolheriam a modalidade EAD, desde que as atividades práticas fossem garantidas na modalidade presencial - (crédito: Freepik)
int(7)

Maria Fava* — Mais da metade dos estudantes matriculados no ensino superior demonstram maior interesse pelo ensino presencial, de acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). O levantamento, feito em parceria com a Universidade de Guarulhos (UNG), ouviu mais de 4 mil alunos matriculados por instituições espalhadas por todos os 26 estados do país e no Distrito Federal.

Com base nos dados coletados, concluiu-se que os universitários brasileiros não possuem preconceito em relação à educação a distância (EAD), porém não estão satisfeitos com a qualidade do serviço oferecido pelas instituições de ensino superior do país que ofertam a modalidade.

Segundo Paulo Chanan, presidente da Abrafi, essas informações podem auxiliar os gestores das instituições a aprimorarem sua oferta e reduzir a evasão nesses cursos.

Desvantagens apontadas pelos entrevistados.
Desvantagens apontadas pelos entrevistados. (foto: Divulgação: ABRAFI)

Entre as principais desvantagens apontadas pelos entrevistados em relação à EAD estão: falta de suporte para o esclarecimento de dúvidas, menor grade curricular, qualidade do material didático oferecido e falta de prestígio das faculdades no mercado. Somente 20,4% avaliaram que a qualidade da EAD é igual ou superior à oferecida na modalidade presencial.

A pesquisa aponta, ainda, que o valor das mensalidades não é o principal atrativo para os estudantes na hora da escolha. Para a maioria dos entrevistados (59,91%), o preço tem o mesmo peso que outros fatores. O acompanhamento de perto dos professores também se mostrou um fator relevante, com 63,76% dos estudantes afirmando ser importante ter, ao menos, uma parcela da formação prática em modalidade presencial.

*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação