O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) instituiu o primeiro doutorado acadêmico em direito das relações sociais e trabalhistas entre instituições privadas do Brasil, com início previsto para 2026. As inscrições estão abertas até 17 de novembro, pelo site do UDF
O programa conta com a experiência dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho, Maurício Godinho Delgado, Kátia Magalhães Arruda e José Roberto Freire Pimenta, além de parcerias internacionais com universidades como Coimbra, Porto, Castilla-La Mancha, Syracuse e Anáhuac Xalapa. Também está estruturado em duas linhas de pesquisa complementares: Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo e Direitos Humanos Sociais, Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho, que integram abordagens jurídicas, sociais e econômicas sob uma perspectiva crítica e multidisciplinar.
Segundo a coordenadora do programa, professora Maria Cecília Lemos, o doutorado “une rigor científico, compromisso ético e impacto social, formando doutores capazes de pensar criticamente as relações de trabalho e propor soluções inovadoras para os dilemas jurídicos e sociais do país”.
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá.