MBA

Universidade canadense tem MBA que prepara os gestores do futuro

Programa da Faculdade de Administração Desautels, da Universidade McGill, em Montreal, trabalha metodologias modernas para enfrentar novos desafios

Isabela Oliveira*
postado em 24/01/2021 15:26 / atualizado em 24/01/2021 15:48
John-Paul Ferguson é diretor acadêmico do programa de mestrado da Universidade McGill, no Canadá -  (crédito:  Joni Dufour/Divulgação)
John-Paul Ferguson é diretor acadêmico do programa de mestrado da Universidade McGill, no Canadá - (crédito: Joni Dufour/Divulgação)

Fora do Brasil, algumas universidades estão à frente e preparam os alunos para o futuro do mercado de trabalho. A Faculdade de Administração Desautels da Universidade McGill, localizada no Canadá, lançou, este ano, um novo programa de MBA, que foi redesenhado para preparar os alunos a enfrentar os desafios do ambiente de negócios em constante evolução.

Segundo o professor John-Paul Ferguson, diretor acadêmico do programa, o MBA se diferencia pela flexibilidade, formação de competências, uso de ferramentas modernas e foco em negócios sustentáveis.

Para estar atento às mudanças e preparar os alunos, os estudantes trabalham em sala de aula com estudos de casos de empresas que estão para tomar decisões estratégicas ou financeiras.

Além disso, também há parceria com firmas canadenses. Por meio dos estágios remotos, eles têm a oportunidade de trabalhar em projetos de consultoria que estão diretamente focados em enfrentar os desafios impostos pela pandemia.

“Nosso foco não é somente promover competências, mas, também, formar uma comunidade de futuros líderes, espalhados em organizações, com uma perspectiva comum e comprometimento em mudar o ecossistema das empresas de maneira que levem a uma gestão mais inteligente e melhores resultados para todos”, conta John-Paul Ferguson.

Ele é doutor em administração e gestão de negócios pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O programa da McGill propõe o desenvolvimento do ensino sobre práticas de negócios sustentáveis em todo o currículo principal.

“Garantimos que os alunos estejam usando ferramentas modernas de análise de dados para responder a questões contemporâneas de uma gestão mais inteligente e sustentável.”

O programa da Universidade McGill cria especializações flexíveis, para que alunos que desejam ingressar no mercado de trabalho possam concluí-las rapidamente. Ou para que brasileiros que querem também trabalhar no Canadá tenham a oportunidade de intercalar estudos e emprego, uma maneira de alinhar os objetivos do aluno e do empregador.

Da América Latina para Montreal

Daniel Franco é peruano, ex-aluno da Universidade McGill e cofundador de uma startup
Daniel Franco é peruano, ex-aluno da Universidade McGill e cofundador de uma startup (foto: McGill University/Divulgação)

Daniel Franco, peruano, ex-aluno da Universidade McGill e cofundador da startup canadense Turbodega, formou-se pelo MBA da universidade canadense em 2019. Ele escolheu o programa pelo fato de ele ser mundialmente renomado.

“A formação me deu as competências que eu precisava para começar minha própria startup. Além disso, eu conheci meu sócio durante o programa”, conta. A startup dele digitaliza a cadeia de suprimentos de pequenos mercados na América Latina oferecendo um aplicativo com inteligência artificial que automatiza pedidos, otimiza o estoque, economiza tempo e permite que eles compitam com mercados maiores.

“Hoje, precisamos preparar administradores, estudantes e empreendedores para o novo modo com que fazemos negócios, incluindo competências como inteligência artificial, tecnologia financeira, análise de dados e design thinking”, acredita.


SAIBA MAIS


Para saber mais sobre o passo a passo necessário para ingresso no programa da Universidade McGill, acesse o link bit.ly/McGillApply.

 

*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação