SAÚDE MENTAL

Gestor da felicidade é aposta de empresas para cuidar de colaboradores

Garantir o bem-estar de um funcionário durante a pandemia é um dos grandes diferenciais que uma empresa pode ter. Para isso, o cargo de gestor da felicidade foi criado

Vitória Silva*
postado em 04/04/2021 14:41 / atualizado em 04/04/2021 15:10
O sucesso é ser feliz e vice-versa. Empresas e órgãos públicos passam a entender o bem-estar dos colaboradores como fundamental para ter bons resultados e investem em ter novos gestores especializados nisso -  (crédito: Reprodução)
O sucesso é ser feliz e vice-versa. Empresas e órgãos públicos passam a entender o bem-estar dos colaboradores como fundamental para ter bons resultados e investem em ter novos gestores especializados nisso - (crédito: Reprodução)

O cenário pandêmico cheio de incertezas desencadeia uma série de contratempos no ambiente de trabalho, como o aumento de índices de ansiedade, casos de Burnout e até descontentamento entre os colaboradores. Não que isso já não existisse antes da pandemia.

A pesquisa de Fredy Machado para o livro É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional, com mais de 300 colaboradores brasileiros, mostra que cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos. Desse percentual, 36,52% estão infelizes com o trabalho que exercem e 64,24% gostariam de fazer algo diferente para serem mais felizes.

Para reverter o quadro, surge um novo cargo voltado para a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho: o chief happiness officer (CHO), ou, traduzido para o português, gestor executivo da felicidade. O conceito nasceu nos Estados Unidos, se espalhou pela Europa e pela Ásia, pousou no Brasil em 2020 e continua em alta este ano.

"O gestor da felicidade é um estrategista, não é somente um realizador de eventos. Ele vai buscar compreender como apoiar a organização para criar uma cultura saudável. É uma forma de olhar para a organização de uma maneira bem mais ampla" Carla Furtado, fundadora do Instituto Feliciência
"O gestor da felicidade é um estrategista, não é somente um realizador de eventos. Ele vai buscar compreender como apoiar a organização para criar uma cultura saudável. É uma forma de olhar para a organização de uma maneira bem mais ampla" Carla Furtado, fundadora do Instituto Feliciência (foto: Arquivo Pessoal)

A tendência também já é realidade no Distrito Federal, onde o Instituto Feliciência oferece curso de certificação em gestor executivo da felicidade. Carla Furtado, fundadora do instituto, explica que esse novo profissional é o responsável por todas as ações ligadas ao bem-estar e ao engajamento dos trabalhadores.

Ou seja, não basta oferecer condições básicas: esse novo profissional precisa ir além para criar um ambiente de trabalho agradável, em meios físicos ou virtuais. Além disso, a pessoa contratada com essa finalidade não fica restrita à finalidade, podendo acumular outra função na organização.

“São várias atividades que perpassam a rotina deste executivo. Ele pode fazer só isso ou, por exemplo, pode ser um funcionário que já tenha experiência na área de gestão de pessoas e vai ganhar mais essa função”, destaca Carla.

Mestra e doutoranda em psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), ela afirma ainda que o gestor da felicidade não é necessariamente um cargo ou uma profissão propriamente dita, mas, sim, uma nova função, em geral, a ser desempenhada pelos gestores da área de relações humanas.

“O pessoal de RH acumulará essa função, e não tem nada errado nisso, uma vez que o gestor da felicidade é uma ampliação da área de gestão de pessoas, só que com mais estratégias e foge do usual”, enfatiza.

“Eu costumo dizer que o gestor da felicidade é um estrategista, não é somente um realizador de eventos. Ele vai buscar compreender como apoiar a organização para criar uma cultura saudável. É uma forma de olhar para a organização de uma maneira bem mais ampla”, completa.

Insatisfação massiva

90%
Percentual de pessoas infelizes com seus trabalhos

Fonte: pesquisa de Fredy Machado

 

PALAVRA DE ESPECIALISTA

O valor do bem-estar corporativo

Renata Rivetti, especialista em felicidade corporativa, fundadora e diretora da Reconnect - Happiness At Work
Renata Rivetti, especialista em felicidade corporativa, fundadora e diretora da Reconnect - Happiness At Work (foto: Flávio Teperman/Divulgação)

“É importante investir na felicidade no ambiente empresarial devido aos inúmeros benefícios que a felicidade traz para os colaboradores e também para as companhias. O aumento da produtividade está diretamente ligado à felicidade no trabalho.

Segundo levantamento recente da Harvard Business Review, funcionários infelizes são 18% menos produtivos, geram 16% menos lucro, são responsáveis por um aumento de 37% nas taxas de absenteísmo e ainda promovem 49% mais acidentes no ambiente de trabalho.

Já a felicidade traz o resultado oposto, como foi comprovado por organizações como o Google. Após perceber um aumento de 37% na felicidade de seus colaboradores, o Google também conseguiu alcançar um aumento de 12% em sua produtividade.

Shawn Achor, especialista em felicidade corporativa da Universidade Harvard, apresenta em seu livro o resultado de mais de 200 estudos científicos, com 275 mil participantes, revelando que a felicidade leva ao sucesso em praticamente todos os âmbitos de nossa vida: melhores relações, mais saúde, longevidade, mais sucesso na carreira e nos negócios.

Quando falamos no âmbito do trabalho, os estudos sobre felicidade corporativa demonstram que colaboradores felizes têm maior produtividade, vendem mais, lidam melhor com os clientes, são melhores líderes, têm menor turnover (rotatividade) e menor absenteísmo. Ou seja, como diz Shawn Achor: você não precisa de sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso.”

Resultados na prática

"Claramente, vejo na prática a sustentabilidade e a expansão do negócio, com um time engajado e com sentimento de fazer parte. Além de continuar contribuindo para o bem-estar de todos, internamente e externamente" Bianca Azevedo, gestora executiva da felicidade numa empresa
"Claramente, vejo na prática a sustentabilidade e a expansão do negócio, com um time engajado e com sentimento de fazer parte. Além de continuar contribuindo para o bem-estar de todos, internamente e externamente" Bianca Azevedo, gestora executiva da felicidade numa empresa (foto: Arquivo Pessoal)

Bianca Azevedo, 42 anos, foi aluna da certificação em CHO oferecida pelo Instituto Feliciência. Ela é diretora da consultoria internacional na área de saúde Sprim Brasil e se tornou gestora da felicidade dentro da empresa.

“Fiz o curso porque representa o meu propósito de vida na prática, ou seja, sensibilizar e impactar positivamente o maior número de colaboradores sobre a urgência e importância de investir em bem-estar e felicidade no trabalho para a sustentabilidade do negócio”, destaca.

Bianca fez o curso em julho de 2020 e, desde então, está aplicando as estratégias de felicidade e colhendo bons resultados. Na prática, ela explica que, primeiro, fez um trabalho com o time, mostrando a importância da cultura organizacional e abordando os valores da organização e como isso se expressa nos comportamentos no dia a dia.


“Além disso, construímos uma liderança positiva por meio de organização de feedbacks construtivos periódicos com os colaboradores”, salienta. Nutricionista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bianca afirma que a equipe reagiu muito bem à iniciativa.

“Os colaboradores ficaram muito felizes e gratos”, diz. Antes da implantação do trabalho de gestão da felicidade, não havia feedback dos colaboradores e nenhuma ação voltada para o bem-estar. Para o futuro, ela espera que a empresa se expanda com colaboradores ainda mais felizes.

“Claramente, vejo na prática a sustentabilidade e a expansão do negócio, com um time engajado e com sentimento de fazer parte. Além de continuar contribuindo para o bem-estar de todos, internamente e externamente”, planeja.

As habilidades do líder do contentamento

A principal habilidade que um gestor da felicidade precisa ter é a da comunicação. Além disso, qualidades como empatia, proatividade e boa liderança devem fazer parte do perfil. Para instruir este gestor, cursos de certificação já foram criados aqui no Brasil.

Renata Rivetti, afirma que, antes de tudo, o gestor da felicidade precisa ter interesse e afinidade com o tema. A certificação da Reconnect para formar novos profissionais para a área dura três dias.

“Apresentamos todas as ferramentas para que seja possível criar locais de trabalho mais felizes, saudáveis e produtivos. Nossa metodologia é baseada em pesquisas de psicologia positiva, neurociência, administração, entre outros, e já testada e aplicada em diversos países”, conta.

Carla Furtado diz ainda que um gestor da felicidade precisa ter uma visão sistêmica e um conhecimento de estratégias específicas, além de aprofundar o conhecimento na parte científica que diz respeito à felicidade no trabalho. “Ele precisa ter capacidade de persuasão, de venda de ideias e de apresentação da abordagem do que significa a felicidade no trabalho”, acrescenta.

No Instituto Feliciência, a certificação on-line de CHO é feita em cinco dias, durante os quais os alunos têm contatos com temas como cultura positiva, cultura organizacional, liderança positiva, gestão de mudança, entre outros.

Especialista em gestão estratégica com MBA na área pela UCB, Carla explica que, no geral, o público alvo do curso da certificação são pessoas já experientes em assuntos de recursos humanos, principalmente executivos de empresas pública e particulares ou consultores que já atuam na área de gestão de pessoas e que buscam uma capacitação.


Estude!

Quer se formar como gestor executivo da felicidade?


Confira opções de certificação como chief happiness officer:

Instituto Feliciência

Carga horária: 30 horas.
Investimento: a partir de 10 vezes de R$ 388
Saiba mais: www.feliciencia.com.br / www.chiefhappinessofficer.com.br
Reconnect

Carga horária: três dias de curso, das 9h às 17h. Investimento: a partir de R$ 3.150 www.reconnecthappinessatwork.com/cho

 

*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

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