Ceará

Nova Lei prevê demissão de servidores em caso de violência domestica

"Seguimos na luta no enfrentamento da violência contra a mulher", comentou a governadora do Ceará Izolda Cela em suas redes após a assinatura da lei

Luísa Mariana Moura*
postado em 22/07/2022 14:30
 (crédito: Twitter/Reprodução)
(crédito: Twitter/Reprodução)

Na última quinta-feira (21/7), a governadora Izolda Cela, do Ceará, sancionou nova lei em que funcionários públicos do estado serão demitidos se acusados de violência doméstica contra a mulher. A medida altera o estatuto dos servidores estaduais. 

A assinatura da lei ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com a participação da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, e a ex-secretária Socorro França.

O texto do artigo 199, da Lei 9826/74, explica que a demissão será aplicada em caso de crime comum praticado em detrimento da dignidade da função ou do cargo público, incluídos os crimes de violência doméstica com a mulher.

"A medida fortalece esse cerco de proteção e tem como objetivo uma sociedade mais respeitosa e mais pacífica. O Estado já inaugurou duas unidades da Casa da Mulher Cearense, em Juazeiro do Norte e Sobral, e outras quatro serão construídas (Iguatu, Crateús, Tauá e Quixadá)", citou Izolda, em suas redes sociais.

A governadora ainda agradeceu o empenho dos deputados cearenses na aprovação da medida.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação