Igualdade de condições

Concurso SEE-DF é suspenso temporariamente por decisão judicial

Informação foi divulgada nesta quarta-feira (23/11) por meio de um comunicado publicado na pagina oficial da seleção

Raphaela Peixoto*
postado em 23/11/2022 12:47 / atualizado em 23/11/2022 13:29
 (crédito: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF)
(crédito: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF)

O Instituto Quadrix suspendeu temporariamente o concurso da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23/11) por meio de um comunicado publicado na pagina oficial da seleção. "Informações adicionais referentes ao certame serão divulgadas em momento oportuno", informa a banca.

A medida acata a ação civil pública da Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência (Proped) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A justiça determinou que o GDF reaplique, de forma imediata, as provas objetivas e subjetivas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos candidatos surdos.

A juíza Mara Silda Nunes de Almeida proferiu a sentença em 10 de novembro. À época ficou determinando que seja promovida adaptação das provas e uso de tecnologia adequada no formato de vídeo gravado, assegurando, assim, a igualdade de condições com os demais concorrentes.

O certame oferta 4.254 vagas para nível superior, incluindo vagas para contratação imediata e formação de cadastro reserva. Do total de chances, 3.880 são para professor de educação básica; 100 para pedagogo – orientador educacional e 274 para analista de gestão educacional da carreira assistência à educação. Remuneração varia entre R$ 4.076,99 e R$ 5.497,13, para uma carga horária entre 20 e 40 horas semanais. Há seis anos não era realizado concurso na área.

As provas foram aplicadas em 9 de outubro e no último dia 16 de novembro foi divulgado o resultado preliminar da prova. Foram registradas, ao todo, 93.501 mil inscrições. Os 89 de com deficiência auditiva se sentiram prejudicados pela falta de intérpretes de Libras qualificados e provas adaptadas.

O prazo de vigência desta seleção é de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da SEEDF.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação