MERCADO DE TRABALHO

Mais de 74% das mulheres já sofreram assédio ou preconceito no trabalho

A pesquisa mostra ainda que isso ocorre, inclusive, antes da contratação: 61,9% já enfrentaram situações invasivas nos processos seletivos

Cecília Sóter
postado em 28/03/2023 12:45 / atualizado em 28/03/2023 12:46
 (crédito: Freepik)
(crédito: Freepik)

Um levantamento feito pela plataforma Infojobs aponta que mais de 74% das mulheres já sofreram assédio ou preconceito na vida profissional.

Segundo a pesquisa, 74,1% das entrevistadas afirmam ter sofrido assédio ou preconceito na vida profissional, sendo que em 72,7% dos casos a abordagem partiu de superiores, seguido de colegas de trabalho em 12,9% das vezes.

Dessas mulheres, 43,8% tiveram receio de reportar e omitiram a situação. Apenas 25,7% se posicionaram no mesmo momento, 16,7% pediram demissão e 3,8% comunicaram ao RH.

A pesquisa mostra ainda que isso ocorre, inclusive, antes da contratação: 61,9% já enfrentaram situações invasivas nos processos seletivos.

Além de sofrerem assédio ou preconceito, os dados da pesquisa apontam que 88,5% das mulheres acreditam que as oportunidades não são as mesmas para ambos os gêneros e 89,7% creem que o gênero influencia na contratação.

Em adicional, 69,7% afirmam que já tiveram a credibilidade questionada apenas por ser mulher. "Precisamos falar sobre como tornar ambientes profissionais mais igualitários desde a base, lá no processo seletivo e também na cultura das empresas", afirma Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

Os dados revelam, ainda, que para 88,4% das entrevistadas, mulheres enfrentam mais dificuldades para se desenvolver quando comparado com outros grupos.

Entre os principais desafios enfrentados, destacaram-se: conquistar uma oportunidade de emprego (27,7%) e a dificuldade para conquistar reconhecimento e crescer profissionalmente (26,3%).

Os mesmo pontos se destacaram na pesquisa realizada em 2022, na qual foi feita a mesma pergunta.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação