PAS 2

Mais de 18 mil estudantes farão prova do PAS/UnB 2 neste domingo (20)

O exame será aplicado a partir das 13h no Distrito Federal, Goiânia, Valparaíso de Goiás, Belo Horizonte, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia

Júlia Mano*
postado em 18/06/2021 15:16 / atualizado em 18/06/2021 17:33
 (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) vai aplicar, neste domingo (20/6), a prova do Programa de Avaliação Seriada 2 (PAS) para 18.859 candidatos. Anteriormente, o exame estava marcado para 14 de março, porém, foi adiado devido lockdown decretado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). No entanto, estudantes entrevistados pelo Eu, estudante garantem que a mudança de data não provocou prejuízos a eles.

 

“Achei que iria atrasar o meu futuro em relação à faculdade e vida pessoal, mas, por outro lado, fiquei aliviada, pois iria ter um pequeno (tempo de) preparo para a prova”, conta Carmem Torres, 17 anos, estudante da 3ª série do ensino médio do Colégio Marista. A jovem começou a se preparar para a prova quando foi divulgado o edital do subprograma 2019-2021 em dezembro.

A estudante teve apoio da escola na revisão dos conteúdos abordados na prova
A estudante teve apoio da escola na revisão dos conteúdos abordados na prova (foto: Arquivo Pessoal)


Ela conta que, no começo do ano letivo de 2021, os professores fizeram a revisão dos conteúdos da 2ª série – que caem na prova do PAS 2 – sem deixar de dar os assuntos do último ano do ensino médio. “No segundo trimestre, o colégio resolveu voltar todo o conteúdo do 2º ano, como se estivéssemos em 2020 de novo”, declara.

 

Carmem chegou a ficar receosa com a aplicação da prova devido à pandemia de covid-19, ela não queria expor o pai, que faz parte do grupo de risco. “Teve momentos em que eu queria que a prova fosse adiada de novo”, desabafa. Para controlar a ansiedade, a estudante afirma que está praticando meditação e pretende descansar bastante, além de se alimentar bem no dia do exame.


O aluno do Colégio Leonardo Da Vinci, Daniel Braga, 17, diz que não conseguiu estudar bem em 2020. O jovem não estava acostumado com o formato de aulas remotas e teve dificuldades para se concentrar.

O estudante enfrentou dificuldades de adaptação ao ensino remoto
O estudante enfrentou dificuldades de adaptação ao ensino remoto (foto: Arquivo Pessoal)


“Eu definitivamente não estava preparado para fazer a prova. (Além da) situação da pandemia estar (complicada)”, conta Daniel sobre o adiamento da prova do PAS 2 em março. O estudante voltou a se preparar para o exame há dois meses com aulas disponíveis na plataforma Stoodi.


A escola de Daniel fez revisão dos conteúdos cobrados na prova desde que a nova data foi divulgada, em 9 de junho. Ele ainda pretende fazer sozinho uma revisão nesta reta final. O jovem diz que buscou manter a tranquilidade indo à igreja, fazendo exercícios físicos e assistindo séries e animes.

“Com o adiamento, eu me senti aliviada, como se fosse uma segunda chance, pude me dedicar de verdade aos estudos para o PAS”, conta Ana Beatriz Dias, 17, aluna do Colégio Ciman da Octogonal. Assim como Daniel, ela não conseguiu se adaptar bem ao ensino remoto.

Ana Beatriz se sentiu aliviada com o adiamento da prova e aproveitou o tempo extra para se preparar melhor
Ana Beatriz se sentiu aliviada com o adiamento da prova e aproveitou o tempo extra para se preparar melhor (foto: Arquivo Pessoal)


O anúncio, em 9 de junho, de que a prova do PAS 2 estava marcada para o dia 20, deixou a estudante nervosa pela proximidade. “(Decidi) pensar positivo, saber que dei o meu máximo e fiz o que estava ao meu alcance”, afirma.


A jovem buscou estudar com maior profundidade as matérias que tinha mais facilidade. Aliado a isso, os professores deram dicas para redação e cuidados para se ter na hora de fazer a prova de conhecimentos.

 

Dica dos professores

A professora de biologia do Colégio Marista João Paulo II, Rosely Soares, destaca que a vantagem do PAS se dá pelo conteúdo do ensino médio abordado de maneira fracionada. Mas, devido a pandemia de covid-19, não foi possível aplicar isso nesta edição, pois os estudantes farão uma prova com o conteúdo visto em 2020 mesmo estando na metade do ano letivo de 2021. Ela aponta que esse fator gerou ansiedade nos alunos.

Para o dia da prova, Rosely aconselha que os participantes acordem cedo, tomem café da manhã, façam uma atividade física leve e almocem às 11h. Ela também afirma que consumir alimentos como castanhas, banana, maçã, chocolates com 70% de cacau e se hidratar durante o exame podem ajudar na concentração e, consequentemente, em um bom desempenho.

“No sábado, após o almoço, é o momento de descontrair um pouco. Acreditando que tudo o que dava para se fazer, foi (realizado). (Além disso), dormir cedo é fundamental”, aconselha a professora.

O professor de matemática, Leonardo Simões, também do Colégio Marista, aponta que o candidato deve, primeiro, verificar o seu local de prova, disponível para consulta no site do Cebraspe, com antecedência. Se o lugar não for conhecido, traçar um trajeto. “Às vezes, muitos estudantes não sabem onde é o local de prova. Chegam no dia e se perdem ou se atrasam por não conhecer o caminho”.

Com relação à dúvida que candidatos, por vezes, têm sobre estudar ou não na véspera, Leonardo aconselha a fazer o que for deixá-los tranquilos. Na hora da prova, o professor aconselha a não perder tempo com itens que tenham dúvida.

“Se você ficou com dúvida em um item que vai demandar um pouco mais de tempo, pula e depois que terminar a prova vai voltando para esses itens”, diz. Leonardo ressalta que o candidato deve estar atento ao fator de correção da prova do PAS, em que uma marcação errada anula uma correta nas questões do tipo A, na qual, o candidato julga o item como certo ou errado.

 

Conselho de profissionais da saúde

O psiquiatra do Instituto Meraki Saúde Mental, Anibal Okamoto, analisa que o momento é difícil para a saúde mental dos jovens. “As aulas à distância, o isolamento social e o adiamento extenso da avaliação são fatores estressores que aumentaram muito os níveis de ansiedade e depressão”, afirma.

 O médico psiquiatra analisa que a pandemia de covid-19 e os impactos são fatores que prejudicam a saúde mental de estudantes
O médico psiquiatra analisa que a pandemia de covid-19 e os impactos são fatores que prejudicam a saúde mental de estudantes (foto: Arquivo Pessoal)


Ele aconselha que, para manter a tranquilidade, os estudantes cultivem uma rotina, durmam cedo no dia anterior à prova e evitem ingerir bebidas alcoólicas. Também, devem se organizar com antecedência para evitar preocupações com atraso.

“É normal ficar um pouco mais ansioso ou apreensivo, porque são as primeiras experiências de provas tipo vestibular”. Para isso, o médico sugere ao candidato fazer exercícios de relaxamento, respirar profundamente e ter confiança na preparação.

A coordenadora do curso de psicologia e pedagogia do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac), Eusiléa Pimenta Roquete Severiano, ressalta a importância em se perceber a ansiedade para a prova como algo controlável e não como uma barreira. “A busca pelo saber se constrói com dedicação, empenho e responsabilidade. Não (se deve) perder o foco mesmo diante das mudanças”, declara. 

Eusiléia reitera dicas dadas anteriormente e afirma que o candidato deve perceber a ansiedade para prova como algo controlável
Eusiléia reitera dicas dadas anteriormente e afirma que o candidato deve perceber a ansiedade para prova como algo controlável (foto: Gabriela Gomes/ Ascom Uniceplac)


Além das formas de preparação indicadas anteriormente por Aníbal e os professores do Colégio Marista, a psicóloga aconselha que na noite anterior à prova, o estudante faça uma atividade que o relaxe. Ela cita como exemplo, assistir a um filme.


A nutricionista Grazieli Neves afirma que existe uma relação entre o intestino e o cérebro. “Por isso, não podemos ignorar a saúde intestinal. Consumir mais fibras, cereais, legumes e verduras para garantir o crescimento e manutenção de micro-organismos probióticos que modulam o eixo cérebro-intestino”, explica.

Ela também alerta para o cuidado com refeições ricas em açúcar por entrar rapidamente na corrente sanguínea. A nutricionista explica que, no momento de consumo, pode gerar energia, mas, depois de alguns minutos, haverá uma queda de energia e a pessoa pode sentir sono e fadiga.

Grazieli destaca três alimentos para se consumir no dia da prova. O primeiro é o ovo por ser rico em proteína e colina, nutriente ligado à função cerebral por ser precursor de acetilcolina, que contribui para a memória e aprendizado, além de melhorar a saciedade antes da prova.

 A nutricionista dá dicas de alimentos a serem consumidos no dia da prova
A nutricionista dá dicas de alimentos a serem consumidos no dia da prova (foto: Arquivo Pessoal)

 

A segunda indicação são as nozes e castanhas. As oleaginosas são fontes de gordura boa, ricas em nutrientes e têm ação antioxidante. Grazieli ressalta que elas são uma ótima opção de lanche para a prova e podem ser consumidas com uma fruta. “Garantindo, assim, a energia necessária para este momento”, afirma.

O último alimento é o chocolate amargo que é fonte de triptofano. O aminoácido é precursor da serotonina, hormônio responsável pelo prazer e que melhora o bem estar e a ansiedade. Além disso, o alimento contém flavonoides que diminuem a oxidação do cérebro.

A nutricionista sugere que, no almoço do dia da prova, o candidato monte um prato saudável composto por batata doce, mandioquinha ou arroz, verduras, salada crua, feijão e proteína (frango, peixe ou carne). Grazieli também propõe que o estudante consuma, antes de iniciar a prova, um shake com açaí, banana, cacau em pó sem açúcar, óleo de coco ou três nozes, leite ou água de coco.


“Sabemos a importância de uma alimentação saudável em várias situações e ciclos da vida, não poderia ser diferente quando pensamos em estudos, memória e cognição”, evidencia a nutricionista.

 

Sobre a prova

Estão inscritos para fazer o PAS 2, 18.859 estudantes que fizeram a 2ª série do ensino médio em 2020. O exame terá início às 13h (horário de Brasília) e duração de cinco horas.

Na prova, o candidato deve usar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, estar com o comprovante de inscrição e documento de identidade original em mãos. Os recipientes, embalagens de alimentos ou garrafa de água também devem ser de material transparente.

Para impedir a contaminação por covid-19, o estudante deve usar máscara durante o exame e ter reservas para trocá-las se for necessário. Na entrada dos locais de prova, será medida a temperatura corporal e, nas salas, será mantido o distanciamento social. Ao fim da prova, será feito o controle da saída dos candidatos para evitar aglomeração.

O local de prova está disponível no site do Cebraspe desde quarta-feira (16). O candidato deve atentar-se ao horário de entrada para o seu grupo que está indicado no link de consulta.

O PAS 2 será aplicado no Distrito Federal em: Águas Claras; Asa Norte; Asa Sul; Brazlândia; Ceilândia; Gama; Guará I; Paranoá; Planaltina; Recanto das Emas; São Sebastião; Samambaia; Sobradinho e Taguatinga. O exame também será realizado em Anápolis (GO); Formosa (GO); Goiânia (GO); Valparaíso de Goiás (GO); Belo Horizonte (MG); Patos de Minas (MG); Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).


*Estagiária sob a supervisão da editora Ana Sá

  • Estudantes em frente à uma escola usando máscara.
    Estudantes em frente à uma escola usando máscara. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  •  A nutricionista dá dicas de alimentos a serem consumidos no dia da prova
    A nutricionista dá dicas de alimentos a serem consumidos no dia da prova Foto: Arquivo Pessoal
  • Eusiléia reitera dicas dadas anteriormente e afirma que o candidato deve perceber a ansiedade para prova como algo controlável
    Eusiléia reitera dicas dadas anteriormente e afirma que o candidato deve perceber a ansiedade para prova como algo controlável Foto: Gabriela Gomes/ Ascom Uniceplac
  •  O médico psiquiatra analisa que a pandemia de covid-19 e os impactos são fatores que prejudicam a saúde mental de estudantes
    O médico psiquiatra analisa que a pandemia de covid-19 e os impactos são fatores que prejudicam a saúde mental de estudantes Foto: Arquivo Pessoal
  • Ana Beatriz se sentiu aliviada com o adiamento da prova e aproveitou o tempo extra para se preparar melhor
    Ana Beatriz se sentiu aliviada com o adiamento da prova e aproveitou o tempo extra para se preparar melhor Foto: Arquivo Pessoal
  • O estudante enfrentou dificuldades de adaptação ao ensino remoto
    O estudante enfrentou dificuldades de adaptação ao ensino remoto Foto: Arquivo Pessoal
  • A estudante teve apoio da escola na revisão dos conteúdos abordados na prova
    A estudante teve apoio da escola na revisão dos conteúdos abordados na prova Foto: Arquivo Pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação