prova

Vestibular da UnB será neste fim de semana

As provas serão aplicadas no Distrito Federal e nas cidades de Formosa-GO, Goiânia-GO, Valparaíso-GO e Uberlândia-MG, das 13h às 18h

*Mariana Andrade
postado em 02/02/2022 20:38 / atualizado em 04/02/2022 20:23
 (crédito: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Os 10.917 candidatos (e 290 estudantes treineiros) que se inscreveram para o vestibular da Universidade de Brasília (UnB) farão as provas neste fim de semana, a partir das 13h. Os vestibulandos podem consultar o local de prova, obrigatoriamente, na página de acompanhamento no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), órgão responsável pela aplicação do exame. As avaliações serão aplicadas no Distrito Federal (em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga) e nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

Para realizar a prova, todos os candidatos devem estar munidos de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original. Os vestibulandos também podem levar água e lanches, desde que seja em recipientes transparentes.

A UnB reservou 2.112 vagas para o vestibular 2022. As oportunidades são para os câmpus Darcy Ribeiro (Brasília), Planaltina, Ceilândia e Gama. Desse total, as vagas foram divididas da seguinte forma: Câmpus Darcy Ribeiro: 1.739 vagas; Ceilândia: 148 vagas; Gama: 140 vagas e Planaltina: 85 vagas.

O Cebraspe adotou medidas de proteção para evitar a transmissão do coronavírus. Apenas poderão entrar nos locais de aplicação das provas os candidatos que estiverem utilizando máscaras. A UnB recomenda também que os candidatos levem máscaras reservas em sacos plásticos transparentes para a troca a cada duas horas.

Outras orientações:

  • Permanecer de máscara (descartáveis, de tecido ou de qualquer outro material) durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação das provas;
  • Submeter-se a verificação de temperatura corporal;
  • Observar o distanciamento estabelecido e respeitar as marcações com fitas;
  • Verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual;
  • Higienizar as mãos com álcool e gel (o candidato pode levar o próprio, desde que em recipiente transparente);
  • Submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.


Dicas para aplicar durante a prova

O nervosismo pré-exame é comum entre os alunos, por isso o professor de geografia e coordenador da Secretaria de Cursos do Sigma, Robson Lucas Caetano, recomenda que os candidatos descansem: “A ideia é cuidar da mente, do preparo e da alimentação.”

(foto: Marista João Paulo II)

A preparação do candidato para realizar uma prova de vestibular deve atender uma rotina que equilibra estudos e momentos de lazer. Para o professor de geografia do Colégio Marista João Paulo II Rômulo de Negreiros, os vestibulandos devem combinar “momentos de estudos e leituras que lhe permitam estar conectados com os principais temas da atualidade mundial”. O professor ressalta que essa rotina de estudos deve ser alinhada a uma atividade física que potencialize seu processo de aprendizagem. Ele diz que o estudante deve manter a calma e a concentração durante a prova, para que o nervosismo e a ansiedade não o impeçam de responder as questões. "Além disso, é importante manter-se hidratado", afirma. 

O professor Negreiros, que tem especialização em meio ambiente e sustentabilidade e em direitos humanos, lembra que os conteúdos que mais estão presentes no vestibular da UnB são: globalização; industrialização; urbanização; agropecuária e suas tecnologias, questões ambientais no Brasil; geopolítica mundial e atualidade.

(foto: Arquivo pessoal)

Diferentemente das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que são aplicadas em dois fins de semana , as provas da UnB ocorrem durante dois dias seguidos: sábado (5) e domingo (6), com cinco horas cada dia, totalizando 10 horas de prova. Para evitar fadiga e nervosismo, o professor Robson diz que os alunos devem encarar o fim de semana com os olhos de um “atleta” para enfrentar os dois dias de maratona de provas. Ele alerta que é importante desacelerar nos dias que antecedem a prova para não comprometer o preparo do estado físico e psicológico. Para os candidatos não ficarem estagnados, ele recomenda pequenas leituras ou pequenas reflexões dos conteúdos, e que os vestibulandos evitem praticar atividades que levem a exaustão. “É importante tentar desacelerar nesses dias que antecedem, até porque não dá para fazer milagre”, afirma Robson.

De acordo com o professor de literatura do Colégio Marista João Paulo II, Eurípedes Braga, a redação do vestibular da UnB segue um formato mais livre se comparada a do Enem, podendo ser uma carta, propaganda ou um texto expositivo-argumentativo. Para esse último formato, o professor cita a edição de 2019, que explorou o tema “Muros: um símbolo de medo”.

(foto: Marista João Paulo II)

O professor de língua portuguesa do Colégio Marista da Asa Sul (Maristão) Gilmar Felix Gonçalves disse que diferentemente do que ocorre no Enem e no Programa de Avaliação Seriada (PAS), as questões das provas do vestibular da UnB são tradicionais e não costumam ser muito interdisciplinares.

"As questões cobram conhecimentos do ensino médio", diz. Ele mostra que, em língua portuguesa, o aluno precisa estar atento às regras gramaticais e revisar tudo o que ele estudou nos últimos três anos de gramática aplicada ao texto. Na redação, o professor avalia que, geralmente, as provas apostam em textos dissertativos/argumentativos. O professor Gilmar arrisca um palpite sobre o tema da redação deste ano: Semana de Arte Moderna, cujo centenário será comemorado neste ano. Na mesma perspectiva, ele acredita que podem cair questões de interpretação de texto, nas quais os alunos devem demonstrar o conhecimento sobre a reconstrução da identidade nacional. "Eu indico aos alunos que eles revisem os períodos literários da história da literatura brasileira, com ênfase no modernismo", sugere.

Professor Gilmar Felix
Professor Gilmar Felix (foto: Colégio Marista)

O professor de matemática do Colégio Marista da Asa Sul (Maristão) Wesley Xoteslem considera que o vestibular da UnB apresenta maior grau de dificuldade em relação ao Enem e ao PAS. “Neste ano, o PAS até que veio um pouco mais conteudista do que em outras edições. Já a prova do vestibular, se mantiver a tradição de muitos anos, também terá essa característica, com perguntas diretas e sem (ou com pouca) contextualização”.

Devido ao caráter conteudista da prova, o professor aconselha que os alunos refaçam provas de vestibulares anteriores para se ambientarem com as questões, compreendam bem o que pedem os enunciados, não chutem a resposta e fiquem atentos à interpretação das afirmações que o item está fazendo.

Professor Wesley Xoteslem
Professor Wesley Xoteslem (foto: Colégio Marista )

Para o professor Robson, estratégias de provas não devem ser replicadas: “Não existe fórmula mágica, existe preparo de respostas. É extremamente importante que você esteja estruturado numa estratégia que seja sua”.

O professor Eurípedes encara com esperança os esforços para retornar as atividades acadêmicas de forma presencial. “É bom estarmos voltando ao ‘novo-normal’, tomando todos os cuidados necessários para que a rotina do estudante volte o mais próximo possível do que já vivemos”, completa.

 Candidatos

A estudante Laura Neves Pereira (20) vai fazer as provas do Vestibular da UnB 2022. A estudante revela que está muito ansiosa para conseguir ingressar na universidade, mas a data da prova no início do ano a “pegou de surpresa” e acabou alterando sua preparação, que, para ela, “teve que ser muito mais intensa”.

(foto: Arquivo pessoal)

A rotina da vestibulanda engloba estudar, participar do intensivo do cursinho e relaxar para preservar a saúde mental. Ela apresenta certa preocupação com a aplicação do exame, devido os casos de coronavírus no Distrito Federal. “A prova ocorrer justamente nesse momento, me deixa apreensiva de pegar covid-19, pois, querendo ou não, vai ter um número considerável de pessoas fazendo o vestibular”, afirma.

Resultados

A divulgação do gabarito está prevista para 8 de fevereiro, a partir das 19h. Como a divulgação do padrão preliminar de respostas dos itens D e da prova de redação.

E no dia 13 de fevereiro ocorrerá a avaliação biopsicossocial. O resultado da endrevista será divulgado em  22 de fevereiro, além da divulgação do edital com a análise da documentação para os candidatos que desejam concorrer pelo sistema de cotas da UnB.

As notas provisórias dos itens D e redação serão disponibilizadas em 3 de março, com prazo de dois dias para solicitar recurso nos dias 4 e 5 seguintes.

O resultado oficial da seleção e a convocação para registro acadêmico on-line estão previstos para 18 de março de 2022.

CRONOGRAMA DE PROVA

Dia 1 – Sábado (5)

Conteúdo: conhecimentos I e II, prova de redação em Língua Portuguesa.

A primeira parte da prova, conhecimentos I, será formada por 30 questões de línguas estrangeiras (Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa).

A segunda parte, conhecimentos II, terá 120 questões focadas nos conteúdos de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia.


Dia 2 – Domingo (6)

Conteúdo: conhecimentos III.

No segundo dia de prova, os candidatos enfrentam a Prova de Conhecimentos III, constituída por 150 questões de Biologia, Física, Química e Matemática.

*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá

  • Foto: Marista João Paulo II
  • Foto: Marista João Paulo II
  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
  • Professor Gilmar Felix
    Professor Gilmar Felix Foto: Colégio Marista
  • Professor Wesley Xoteslem
    Professor Wesley Xoteslem Foto: Colégio Marista
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação