Vestibular UnB 2022

Vestibular UnB: 10.917 candidatos fazem a prova neste sábado (5/2)

Provas estão sendo aplicadas no Distrito Federal e nas cidades de Formosa-GO, Goiânia-GO, Valparaíso-GO e Uberlândia-MG, das 13h às 18h

Renata Nagashima
postado em 05/02/2022 14:16 / atualizado em 05/02/2022 16:23
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Estudantes do Distrito Federal fazem, neste sábado (5/3), o primeiro dia de prova do Vestibular da Universidade de Brasília (UnB). São 10.916 candidatos (e 290 estudantes treineiros) disputando 2.112 vagas. A prova está sendo aplicada em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga e também em Goiás (Formosa, Goiânia e Valparaíso) e em Minas Gerais (Uberlândia).

No primeiro dia de prova, os candidatos fazem avaliações de conhecimento I (Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa) e II (Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia), além da prova de redação. No domingo (6/2), será a vez da prova de conhecimento III (Biologia, Física e Matemática).

As vagas são para o primeiro semestre letivo de 2022, que começa no dia 6 de junho, para cursos em todos os campi da Universidade (Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina). Nesta edição as graduações mais concorridas são: Medicina, Psicologia, Direito, Medicina Veterinária e Relações Internacionais.

O vestibulando Luiz Eduardo Coelho, 23 anos, é um dos que concorre para medicina. Tentando ingressar no curso em uma universidade federal desde 2016, ele afirmou estar confiante para fazer a prova. “Estou estudando há bastante tempo. Foquei muito no Enem e agora estou mais tranquilo para essa prova, sem muita cobrança. Se der certo, ótimo. Se não der, tudo bem”, explicou.

Tentando ingressar no curso de engenharia de produção, Maria Clara Souza Flores, 17, está fazendo a prova pela primeira vez. Apesar de nervosa, ela estava confiante. "É meu terceiro vestibular e a primeira vez fazendo o da UnB. Eu me preparei bastante ao longo do último ano e espero me sair bem." 

Vestibular UnB: 10.917 candidatos fazem a prova neste sábado (5/2)
Vestibular UnB: 10.917 candidatos fazem a prova neste sábado (5/2) (foto: Carlos Vieira/CB/DA.Press)

A entrada no Bloco de Salas de Aula Sul (BSAS), um dos que recebeu mais candidatos, estava controlada. A entrada foi liberada mais cedo, para que não houvesse aglomeração. Além disso, os alunos tiveram uma tolerância de 10 minutos, e os portões se fecharam às 13h10 e os vestibulandos têm até às 18h para terminar a prova.

Protocolos

O exame segue rígidos protocolos sanitários em razão da pandemia de covid-19. A orientação é para que os candidatos compareçam ao local usando máscara e permaneçam com a proteção durante todo o tempo em que estiverem no local de prova.

Além disso, a temperatura dos participantes será verificada antes de permitir o acesso ao local do exame. Há ainda a recomendação para que cada candidato leve água (em embalagem transparente) e evite a utilização de bebedouros. Outras orientações estão disponíveis na página da seleção no site do Cebraspe.

  • Vestibular UnB: 10.917 candidatos fazem a prova neste sábado (5/2)
    Vestibular UnB: 10.917 candidatos fazem a prova neste sábado (5/2) Foto: Carlos Vieira/CB/DA.Press
  • Vestibular UnB: 10.917 candidatos fazem a prova neste sábado (5/2)
    Vestibular UnB: 10.917 candidatos fazem a prova neste sábado (5/2) Foto: Carlos Vieira/CB/DA.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação