Aprovação

UnB divulga lista de aprovados do Programa de Avaliação Seriada (PAS)

Foram oferecidas 2.118 vagas, distribuídas entre os câmpus Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. Ao todo, o programa contou, nesta edição, com mais de 10 mil inscrito

Nathalia Sarmento e Katherine Assis*
postado em 24/01/2023 17:03 / atualizado em 24/01/2023 20:48
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Universidade de Brasília (UnB) acaba de divulgar a consulta de aprovados do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2020/2022. Foram aprovados 1.774 candidatos. Os resultados foram disponibilizados às 17h desta terça-feira (24), presencialmente, no Teatro Arena do câmpus Darcy Ribeiro e também pela página do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Confira se seu nome está na lista do PAS

Foram oferecidas 2.118 vagas, distribuídas entre os câmpus Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. Os candidatos convocados deverão realizar o registro acadêmico on-line por meio do link, de acordo com as orientações da Agenda do Calouro.

Alegria e descontração

Em clima de alegria e descontração, calouros e veteranos se uniram para prestigiar os estudantes aprovados pela primeira chamada do PAS. Com o intuito de presenciar o início de um novo ciclo na vida dos calouros, a veterana de ciências biológicas e diretora de eventos da Atlética, Júlia Almeida, 21 anos, destacou a importância da recepção para a inclusão acadêmica destes novos universitários. Ela ainda aponta que, além das festas, o evento insere os futuros alunos em uma nova realidade acadêmica.

Aos 17 anos, Henri Alves regozija ao localizar seu nome na lista de aprovados no curso de medicina. O filho de policiais e estudante do Colégio Militar Tiradentes (CMT), conta que o resultado foi o reconhecimento de muitas horas de estudo. “Se houver uma palavra que defina meus sentimentos, agora, seria alívio”, ressalva o futuro universitário.

O novo calouro evidencia que não participou de nenhum cursinho preparatório e que só estudava resolvendo questões de provas passadas. O futuro doutor ainda comenta que, além do PAS, prestou o vestibular da UnB para o mesmo curso, não tendo sido classificado na primeira etapa. “A UnB me deu uma segunda chance”, comemora Alves.

 

  • . Nathalia Sarmento
  • . Katherine Assis
  • . Nathalia Sarmento

Filha de auxiliar de limpeza, Ana Maria Alves, 18, considera a aprovação em direito um novo ciclo a ser iniciado em sua vida. A caloura relaciona sua conquista aos conteúdos e obras ministrados pela escola pública de Taguatinga Centro de Ensino Médio Ave Branca, onde concluiu o ensino médio. “Ainda não acreditei que meu nome está na lista. Ver esse resultado é uma conquista não só minha, mas também da rede pública de ensino, que mesmo com todos os empecilhos, ainda sobrevive”, reconhece a caloura em direito.

Para o amigo de longas datas de Ana Alves, Daniel Oliveira, 17, a comemoração deverá ser em dobro, pois, além de presenciar a conquista da caloura, o estudante também foi aprovado para o curso de engenharia civil. O jovem ressalva que contar com o auxílio de seus amigos próximos durante a trajetória foi o subterfúgio necessário para garantir sua aprovação. “Nós nos ajudávamos. Sempre que eu via um conteúdo interessante encaminhava imediatamente para o pessoal e vice e versa”, acrescenta Oliveira.

Filha de copeira e mãe solo, Gabriele Silva das Neves, 17, foi aprovada para o curso que sempre quis fazer: ciências sociais. Segundo ela, ter sido aprovada na UnB é a realização de um sonho. "Isso tudo é muito importante pra mim, especialmente por eu ter vindo de um lugar aonde as oportunidades nunca foram acessíveis. Por isso, essa conquista tem um valor inexplicável”, comemora a caloura, emocionada.

A brasiliense ainda menciona que, mesmo com todas as dificuldades financeira para custear os gastos da casa, a mãe não permitia que ela trabalhasse para auxiliá-la no orçamento da família. “Minha mãe sempre me apoiou nos estudos e, por este motivo, não me deixava trabalhar. Ela sempre me orientou a priorizar os estudos”, completa Neves.

Passei e agora?

Para homologar o registro acadêmico, o estudante deverá realizar o upload dos documentos de 25 a 27 de janeiro. O resultado definitivo será divulgado em 9 de fevereiro. O início das aulas está previsto para ocorrer em 28 de março. Mais informações sobre o ingresso na UnB podem ser obtidas pela página do Cebraspe.

De acordo com a Agenda do Calouro, os estudantes deverão anexar, obrigatoriamente, documento de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), certificado de conclusão ou declaração de conclusão do ensino médio ou certidão de conclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do histórico escolar do ensino médio.

*Estagiárias sob a supervisão de Jáder Rezende

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação