pandemia

Universidades brasilienses mantêm retomada presencial como opção

Universidade de Brasília, Centro Universitário de Brasília, Instituto Federal de Brasília e Universidade Católica se pronunciaram

Ana Luisa Araujo
postado em 11/01/2022 18:19 / atualizado em 11/01/2022 18:22
 (crédito: Secom/UnB)
(crédito: Secom/UnB)

Algumas universidades federais e estaduais brasileiras suspenderam o retorno às aulas presenciais em razão do novo aumento de casos de covid-19. Entre elas estão as universidades do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. As instituições brasilienses, no entanto, permanecem com o plano de retomada.

“A Universidade de Brasília (UnB) está acompanhando atentamente os impactos da pandemia de covid-19 no Distrito Federal. A vacinação está avançando em todo o Brasil e na nossa comunidade, que está mais de 90% vacinada”, diz a maior instituição de ensino superior da capital em nota ao Correio.

Segundo a UnB, até o momento, está mantido o retorno gradual, com o mínimo de presencialidade, conforme aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB, em novembro de 2021.

O retorno é previsto na etapa 2 do Plano de Retomada das Atividades Presenciais, elaborado pelo Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar) da Universidade. Porém, é ressaltado que o Cepe poderá retroceder à Etapa 1 das atividades a qualquer tempo, de acordo com a avaliação da situação epidemiológica.

O próximo semestre letivo está previsto para iniciar em 17 de janeiro de 2022. É esperado cerca de 15% das turmas com algum elemento de presencialidade. Foram priorizadas disciplinas que precisam de atividades práticas e disciplinas para estudantes prováveis formandos.

“A Universidade de Brasília permanece guiada pela ciência, preservando vidas e orienta que, além da adoção dos protocolos de segurança, toda a população esteja vacinada”, afirma em texto.

A Universidade Católica também mantém o retorno presencial. O retorno será em 7 de março para veteranos e dia 9 para calouros.

Para o Centro Universitário de Brasília (Ceub), o retorno presencial se mantém até então.

O Instituto Federal de Brasília informa que “seguimos em aula remota, a presencial está programada para o primeiro semestre letivo de 2022, a depender da situação pandêmica”. A data do primeiro dia de aula do primeiro semestre de 2022 será em 4 de abril, segundo o IFB.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação