O CONTRASSENSO DE TRUMP

Paulo Delgado
postado em 15/08/2020 23:49
 (crédito: .)
(crédito: .)

O consenso das pesquisas de opinião e a torcida dos principais veículos de informação do mundo são de que os Estados Unidos terão um novo presidente em 2021. Inegavelmente, Trump tornou-se o contrassenso. Entretanto, o caminho daqui até o dia 3 de novembro está longe de ser transcorrido em condições normais. A volatilidade que caracteriza esses tempos de especial incerteza fará parte da eleição.

A campanha de Joe Biden, ex-vice presidente de Obama, aposta que basta ele não errar para levar a eleição. O misto de confiança no favoritismo e insegurança quanto à capacidade de formular uma mensagem inspiradora faz com que muitos ao redor de Biden proponham que ele nem participe de debates. Não parece ser a melhor estratégia para um país orgulhoso de seu destemor e de sua combatividade.

Uma combatividade que perdeu o norte nas últimas décadas, colocando o país em lutas inglórias que esfarelaram vários aspectos do vitorioso contrato social americano para boa parte de sua população. O país mordeu a fruta envenenada da polarização e passou a discutir com conceitos da velha política esquerda-direita. Ninguém lidera mais o mundo desse jeito. Não há sabedoria em querer ser esperto demais.

Ensimesmado e envelhecido, o orgulhoso país aguarda um reavivamento de sua liderança, mas a busca nos locais errados. É uma pena porque um EUA jovial, criativo e generoso faz falta ao mundo. (O mesmo aliás serve para o Brasil, um jogador que prefere a inconsistência dos instintos das suas multidões). Do Japão à Portugal, o Velho Mundo precavido tem mais dificuldade em agregar ideias. Só são melhores em perceber os caminhos que dão errado. E, por isso, estão preocupados com o que se passa na cabeça dos EUA.

Sendo assim, não é bom sinal a campanha de Biden apostar que basta manter-se em banho-maria que o povo, cansado da forma dramática de governar dos anos Trump, mandará cartas com votos contra ele. Faz todo sentido que se aposte nesse movimento, mas falta uma visão que explique e entusiasme construtivamente.

Por outro lado, o atual presidente detém tanto o voto mais entusiasmado quanto o mais envergonhado desta eleição. Todo mundo que faz pesquisa de opinião na França sabe que a declaração de intenção de voto na xenófoba família Le Pen está sempre aquém dos votos que realmente acabam recebendo nas eleições. Foi assim, de surpresa, que o Jean-Marie aposentou o Lionel Jospin, em 2002. A mesma cautela deve ser tomada com relação a Trump nos Estados Unidos.

Assim como Hillary Clinton em 2016, Biden é o favorito em 2020. Tanto as pesquisas quanto a situação objetiva do país indicam que Trump perca de lavada. Todavia, há algo cada vez mais estranho nos processos eleitorais dos últimos 10 anos.

O que se ouve do americano médio é que, gostem ou não, apesar de ser muito autocentrado e de ter pavio curto, Trump é sincero e fala o que muita gente pensa. Como muita gente tem vergonha do que pensa — e é bom que seja assim, afinal, a civilização necessita de uma boa dose de autocontrole —, Trump é um canalizador de votos envergonhados. Mas há também um crescente desavergonhamento a respeito de ideias radicais. O qual, aliás, caminha como confronto ao radicalismo do politicamente correto. Falar abobrinha e se guiar por pensamento mágico virou virtude que sensibiliza muitos num contexto em que o moralismo saiu do controle e busca, não a ética, mas multidões ocasionais com expectativas de comportamento majoritário. Para cada Rambo, surge um Guevara, e a improvável síntese entre ambos personagens é que atrai o cidadão que quer participar de luta que não é a sua.

Os Estados Unidos estão entrando numa espiral de política fratricida difícil de sair. Mas não deixa de ser interessante que esteja se assemelhando, cada vez mais, com a política brasileira. São disputas inócuas de poder entre grupos que não têm visão de país e de mundo. Só tem uma explicação: a bizarrice de gente importante sempre atraiu a sentimentalidade das pessoas comuns.

Não resta dúvida, contudo, de que Biden tem muito mais consistência do que o grupo que em torno de Trump lidera os EUA. Em termos de política internacional, a manutenção de Trump alteraria de vez a arquitetura institucional multilateral criada para convívio entre as nações estabelecida após a Segunda Guerra.

Apesar de não se ter clareza do que viria em substituição — afinal, a ideologia do trumpismo é de desconstrução, pouco afeita ao trabalho de informar o que será colocado no lugar —, o que fica no horizonte é a excêntrica visão de líderes totais como Putin, Xi e Trump. Se for essa a trinca à frente do mundo até 2025, esperem uma saída de prumo confrontada com ainda mais excentricidade.


Paulo Delgado, sociólogo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação