Meio Ambiente

Mais de 250 baleias estão encalhadas na Tasmânia; um terço já morreu

A operação de resgate luta contra o tempo para tentar salvar os animais

Correio Braziliense
postado em 21/09/2020 21:13 / atualizado em 21/09/2020 23:04
 (crédito: Polícia da Tasmânia/AFP)
(crédito: Polícia da Tasmânia/AFP)

Cerca de 270 baleias estão encalhadas na costa da Tasmânia, no sul da Austrália. De acordo com as autoridades locais, um terço delas possivelmente já está morta. As equipes de resgate estão correndo contra o tempo em uma operação que se iniciará na madrugada desta terça-feira (22/9) e pode durar vários dias para tentar salvar o máximo de animais possível.

O porto de Macquarie é um conhecido lugar de isolamento de animais marinhos, cerca de 25 baleias já morreram no local, mas a estimativa é que esse seja o pior episódio em mais de uma década enfrentado pela região.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente local, os animais ficaram presos em um banco de areia.

Ao The Guardian, o biólogo marinho Kris Carlyon, que trabalha no resgate, afirmou que apesar de vários animais já terem morrido, as condições de tempo frio e úmido deram aos outros uma boa chance de sobrevivência. "Se as condições permanecerem as mesmas, eles podem sobreviver por alguns dias", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação