Estados Unidos

CEO da Apple diz que incêndios e furacões mostram impacto da mudança climática

Tim Cook participou de um evento transmitido on-line e destacou os incêndios florestais, os furacões e as inundações que estão ocorrendo nos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 22/09/2020 10:09 / atualizado em 22/09/2020 10:13
 (crédito: Handout / Apple Inc. / AFP)
(crédito: Handout / Apple Inc. / AFP)

O CEO da Apple, Tim Cook, afirmou na segunda-feira que o aumento dos incêndios, furacões e inundações são uma prova contundente de que a mudança climática é real.

Os desastres deveriam influenciar aqueles que negam a ciência, que demonstra que o efeito estufa está mudando perigosamente os padrões climáticos, disse Cook em evento transmitido on-line pela revista The Atlantic.

Cook destacou que os incêndios florestais na costa oeste dos Estados Unidos, os furacões no sul e as inundações no nordeste constituem um caso de mudança climática.

"Tudo isto junto, acredito que convencerá as pessoas que atualmente não estão convencidas da mudança climática", afirmou Cook.

A entrevista remota com o editor chefe da revista The Atlantic, Jeffrey Goldberg, foi gravada na semana passada, quando a fumaça dos incêndios florestais afetou a Califórnia, bloqueando a luz solar e com as cinzas caindo como neve em alguns lugares.

"É horrendo", disse Cook.

"É uma recordação de quanto a mudança climática é séria e do que está em jogo", completou.

Cook se negou a responder se teve sorte ao tentar convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que a mudança climática é real durante alguma de suas conversas, alegando que os encontros eram privados.

"Não quero falar sobre isso de modo detalhado, mas fora disso, toda minha filosofia é o compromisso", disse Cook.

"Acredito inclusive que o compromisso é mais importante quado você discorda sobre alguma coisa".

Trump sugeriu que o aquecimento global se reverterá por conta própria e descartou a mudança climática como a causa dos incêndios violentos que afetaram áreas da costa oeste, durante uma reunião com autoridades da Califórnia na semana passada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação