Eleições EUA

Trump não promete transferência pacífica de poder em caso de derrota

O presidente dos Estados Unidos se negou a prometer uma transferência pacífica de poder caso perca as eleições de novembro e gerou indignação até mesmo entre os republicanos

Agência France-Presse
postado em 24/09/2020 10:20
 (crédito: Brendan Smialowski / AFP)
(crédito: Brendan Smialowski / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se negou na quarta-feira a assumir o compromisso de uma transferência pacífica de poder em caso de derrota nas eleições de 3 de novembro, o que provocou reações indignadas de seu rival democrata e inclusive entre os republicanos.

"Teremos que ver o que acontece em novembro", respondeu Trump em uma entrevista coletiva na Casa Branca ao ser questionado se estava comprometido a garantir uma transferência não violenta de poder, independente do resultado das eleições entre ele e o democrata Joe Biden.

Biden reagiu de maneira imediata aos comentários do republicano, que menciona regularmente a ideia de não reconhecer os resultados das eleições.

"Em que país vivemos? É uma piada. Quero dizer, em que país estamos? Ele fala as coisas mais irracionais. Eu não sei o que dizer", declarou o candidato democrata.

O senador republicano Mitt Romney, um crítico excepcional de Trump na ala conservadora, também criticou a declaração do presidente.

"A transferência pacífica do poder é fundamental para nossa democracia; sem ela há Belarus. Qualquer sugestão de um presidente que pode evitar esta garantia constitucional é impensável e inaceitável", escreveu no Twitter.

Atrás nas pesquisas de intenção de voto, o presidente republicano reclama com frequência das condições de organização das eleições e afirma que o voto por correio é uma fonte potencial de fraude.

A denúncia não foi comprovada, mas se espera que a votação por correio seja muito mais utilizada que habitualmente este ano devido à pandemia de covid-19.

Trump pareceu na quarta-feira pedir a anulação dos votos pelo correio.

"Livrem-se destas cédulas e será muito pacífico, não haverá transferência de poder, realmente, será uma continuação”, disse.

As declarações ambíguas de Donald Trump integram um contexto de tensão nos Estados Unidos.

A morte na sexta-feira passada da juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg oferece ao presidente a oportunidade de nomear um novo magistrado em uma instituição que decide questões sociais cruciais, como direito ao aborto ou ao porte de armas.

O alto tribunal, que também arbitra nas disputas durante as eleições presidenciais, pode ser dominado de maneira duradoura pelo campo conservador.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação