Inusitado

Vídeo: Professor acorda aluno para avisar que ele ganhou Prêmio Nobel

No meio da madrugada, Robert Wilson teve que bater à porta de Paul Milgrom para que comitê pudesse realizar anúncio do resultado do Nobel de Economia

Correio Braziliense
postado em 13/10/2020 14:48
 (crédito: Universidade de Stanford/Twitter)
(crédito: Universidade de Stanford/Twitter)

Os pesquisadores Paul Milgrom e Robert Wilson foram anunciados como vencedores do prêmio Nobel de Economia na última segunda-feira, (12/10), por melhorarem a teoria dos leilões de itens complexos. Mas além da contribuição científica para os setores comerciais, outro detalhe na recepção do prêmio chamou atenção nas redes sociais.

Paul, de 72 anos, e Robert, de 83 anos, são amigos e vizinhos. Robert Wilson atuou como orientador de Paul Molgrom e já havia orientado outros dois alunos vencedores da mesma premiação. Quando foram anunciados como contemplados, o Comitê do Nobel tentou contatar o cientista algumas vezes pela manhã, no horário da Suíça, madrugada nos Estados Unidos, sem sucesso e pediu ajuda ao seu colega laureado. Foi então que Robert precisou sair de casa no meio da noite e bater na porta do vizinho para dar a notícia de que tinham vencido o prêmio.

O vídeo foi divulgado pela Universidade de Stanford, onde os dois são professores, e mostra Wilson, acompanhado da esposa, dando a notícia pela campainha em vídeo. Com a voz sonolenta, Milgrom se surpreende com a notícia e confirma que vai verificar o aparelho.

A cena curiosa viralizou no Twitter e alcançou, até esta terça-feira (13/10), quase 5 milhões de visualizações. Nos comentários, as pessoas se dividem entre aqueles que parabenizam e os que riem da situação.

Os norte-americanos foram responsáveis por criar bases para novos modelos de leilão para bens e serviços que geralmente são difíceis de serem comercializados, como frequências de rádio, por exemplo. As descobertas da dupla são usadas em todo o mundo e beneficiam vencedores, compradores e pessoas que pagam impostos. Eles vão dividir o prêmio de cerca de R$ 6,3 milhões, uma medalha de ouro e um diploma.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação