Justiça

Líder do partido neonazista grego é condenado a 13 anos de prisão

Além de Nikos Michaloliakos, outras seis pessoas do partido neonazista foram condenadas após cinco anos e meio de audiências

Agência France-Presse
postado em 14/10/2020 09:05 / atualizado em 14/10/2020 09:14
Nesta foto de arquivo tirada em 2 de outubro de 2013, o líder do partido neonazista grego Golden Dawn Nikos Michaloliakos (C) é escoltado por uma polícia mascarada a um tribunal de Atenas. -  (crédito: LOUISA GOULIAMAKI / AFP)
Nesta foto de arquivo tirada em 2 de outubro de 2013, o líder do partido neonazista grego Golden Dawn Nikos Michaloliakos (C) é escoltado por uma polícia mascarada a um tribunal de Atenas. - (crédito: LOUISA GOULIAMAKI / AFP)

O líder do partido neonazista Aurora Dourada, Nikos Michaloliakos, foi condenado nesta quarta-feira (14/10) a 13 anos de prisão por um tribunal de Atenas, que o declarou culpado de ter dirigido uma "organização criminosa".

Outro líder do partido, o eurodeputado Ioannis Lagos, também foi condenado a 13 anos de prisão e perderá a imunidade parlamentar a pedido da Grécia, após a emissão da ordem de prisão.

O tribunal seguiu as recomendações do Ministério Público e também condenou a 13 anos de prisão o ex-porta-voz do partido, Ilias Kassidiaris, e o deputado Christos Pappas, braço-direito de Michaloliakos.

Outros dois dirigentes do partido receberam a mesma pena de prisão por comandar uma "organização criminosa": os ex-deputados Ilias Panagiotaros e Georgios Germenis.

Artemis Matthaiopulos, ex-genro de Michaloliakos, foi o único réu condenado a uma pena menor que a solicitada pelo MP e recebeu uma sentença de 10 anos de prisão.

Como estava previsto, o tribunal também condenou Yorgos Rupakias, um membro do Aurora Dourada, à prisão perpétua pelo assassinato do rapper antifascista Pavlos Fyssas, em 2013.

Este assassinato provocou uma grande comoção na Grécia e obrigou as autoridades a iniciar um processo contra o partido neonazista, responsável por assassinatos e atos de violência contra migrantes e ativistas de esquerda desde os anos 1990, mas que havia gozado até então de uma impunidade quase total.

Na segunda-feira, a justiça grega rejeitou todas as circunstâncias atenuantes que poderiam ter reduzido as condenações dos líderes do Aurora Dourada.

Após cinco anos e meio de audiências, o tribunal penal de Atenas qualificou na semana passada o partido como uma "organização criminosa", um veredicto "histórico", segundo a presidente do país e a maior parte da classe política.

Cinquenta dos 68 processados foram declarados culpados de "dirigir ou integrar uma organização criminosa", assassinato, agressões ou posse ilegal de armas.

O longo processo judicial provocou o declínio progressivo do Aurora Dourada, terceira força política do país em 2015, que não conquistou nenhuma cadeira no Parlamento nas eleições legislativas de julho de 2019.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação