RUMO À CASA BRANCA

Urnas dos estados de Indiana e Kentucky começam a ser apuradas

Previsão é que urnas fechassem em parte dos estados às 20 horas – horário de Brasília; votação deve seguir adentro na madrugada desta quarta (4/11)

Maíra Alves
postado em 03/11/2020 21:00 / atualizado em 03/11/2020 21:37
 (crédito: Mario Tama / Getty Images / AFP)
(crédito: Mario Tama / Getty Images / AFP)

Estão em jogo 11 delegados no Colégio Eleitoral de Indiana e oito em Kentucky. Esses foram os primeiros estados a terem as urnas fechadas na eleição presidencial dos Estados Unidos nesta terça-feira (3/11).

A previsão de encerramento nestes estados era às 20 h – horário de Brasília –, mas por ainda haver eleitores nas filas, parte do estado deve fechar as votações às 21h. Contudo, algumas urnas já passam por apuração.

Além destes, os estados de Georgia, Carolina do Sul, Vermont, Virgínia, além de parte de Flórida e New Hampshire, devem encerrar as votações às 21h.

Donald Trump é favorito

Nos estados de Indiana e Kentucky, o atual presidente e candidato Donald Trump é favorito e, segundo as projeções, não deve haver surpresas. Se as pesquisas se confirmarem, o republicano leva para o páreo 19 delegados do Colégio Eleitoral. O vencedor da corrida à Casa Branca deve conquistar pelo menos 270 votos dos 538 representantes populares.

Nas últimas cinco eleições, os republicanos levaram a melhor em Indiana nos anos 2000, 2004, 2012 e 2016. Apenas em 2008 os cidadãos optaram pelo democrata Barack Obama, que acabou vencendo a eleição daquele ano. 

Já em Kentucky, o Partido Republicanos é unanimidade nas últimas cinco disputadas.

Última urna

Os norte-americanos poderão votar até as 3h – horário de Brasília – da madrugada desta quarta-feira (4/11), quando o último estado encerra a votação, o Alasca.

Mais de 100 milhões de americanos votaram de forma antecipada para a eleição presidencial, de acordo com a última contagem atualizada do US Elections Project, referência estatística no tema. O número recorde pode vir a atrasar a apuração deste ano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação