Eleições americanas

Joe Biden se torna o candidato à Casa Branca mais votado da história

Recorde se trata da contagem de votos em números absolutos; até então, título era do ex-presidente democrata Barack Obama nas eleições de 2008

Maíra Alves
postado em 04/11/2020 17:48
 (crédito: AFP / Roberto SCHMIDT)
(crédito: AFP / Roberto SCHMIDT)

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, é o postulante à Casa Branca mais votado na história do país, se tratando de números absolutos, superando o ex-presidente Barack Obama.

Em uma eleição com participação recorde de eleitores, Biden acumula pelo menos 70.005.526 milhões de votos, 50.16% do total, segundo a agência de notícias norte-americana Associated Press. Número maior do que o alcançado pelo colega democrata de quem Biden foi vice, em 2008, com 69.498.516.

O republicano Donald Trump, por sua vez, tem cerca de 67.290.385 votos – 48,1% – e fica atrás apenas de Biden e, também, de Obama em 2008. Os dados se referem aos resultados computados até as 15h, no horário de Brasília.

A apuração das cédulas, contudo, ainda segue intensa nos EUA. O resultado de cinco estados-chaves ainda são aguardados com ansiedade por todo o mundo. São eles: Carolina do Norte (com 15 delegados), Geórgia (16), Nevada (6), Pensilvânia (20) e Wisconsin (10).

Recorde de participação

Os cidadãos norte-americanos participaram em peso das eleições nesta terça-feira (3/11) para eleger o próximo presidente dos Estados Unidos.

De acordo com a empresa estadunidense Edison Research, a estimativa é de que mais de 157 milhões de pessoas participaram desse momento histórico. Número representa participação de 65,7% entre os eleitores ativos.

O jornal diário The Washington Post, revela, ainda, que número de votantes em 2020 seria a maior desde 1908, quando 65.7% de eleitores votaram. Além disso, os votos antecipados, tanto presencialmente quanto pelos correios, atingiu número recorde com mais de 100 milhões de contribuições antes da tão esperada terça-feira

Projeções

Entrando na reta final da apuração das eleições nos Estados Unidos, os democratas assistiram à virada de Joe Biden no estado do Michigan. Ainda com 5% das urnas sendo apuradas, o candidato reverteu a vantagem de Donald Trump, que chegou a ser de 50 mil votos para assumir a dianteira com 15,8 mil. O resultado acompanha uma tendência que vem desde a madrugada e, com cerca de 300 mil votos a serem computados, as bolsas de apostas já indicam a preferência por Biden

Com Wisconsin às vésperas de anunciar a vitória de Biden, todos os olhos se voltarão para Nevada, que será a última peça do quebra-cabeças para definir o novo presidente norte-americano. Mas a ansiedade vai continuar por um tempo - para contabilizar os votos antecipados por correspondência que chegaram a partir da terça-feira (3/11), o estado suspendeu a divulgação de sua apuração até esta quinta-feira (5/11), quando o anúncio será realizado pela Divisão Eleitoral do estado. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação