VENEZUELA

Maduro se consolida e retoma o controle da Assembleia Nacional da Venezuela

Presidente Nicolás Maduro retoma o controle da Assembleia Nacional, depois de eleições legislativas contestadas por cerca de 50 países e com índice de abstenção em 69,5%. Brasil destaca falta de legitimidade

Rodrigo Craveiro
postado em 08/12/2020 06:00
 (crédito: AFP / Yuri CORTEZ)
(crédito: AFP / Yuri CORTEZ)

Em eleições legislativas não reconhecidas por quase 50 nações, entre elas o Brasil, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, retomou o controle da Assembleia Nacional e desferiu mais um golpe contra a oposição, que acusou uma fraude e um fracasso contundente ante o elevado índice de abstenção. “O povo da Venezuela demonstrou ao mundo sua imensa vocação democrática. Somos um país que deseja a paz, o diálogo, a recuperação, a harmonia e o respeito à nossa autodeterminação. Estamos de pé, na batalha e na vitória!”, escreveu o líder chavista. “Começou uma nova etapa de reconstrução do Parlamento e recuperação de nosso país.”

Até o fechamento deste texto, com 98,6% dos votos apurados e uma participação de 30,5% dos eleitores inscritos, a aliança Grande Polo Patriótico, formada por partidos pró-Maduro, obteve 68,43% dos votos. O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) conseguiu eleger 75% dos deputados. Desde 2015, a opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) formava a maioria na Assembleia, após 15 anos de hegemonia chavista.

Juan Guaidó, presidente autoproclamado da Venezuela, convocou um plebiscito, entre ontem e sábado, cujo objetivo é manter intacta a atual legislatura até a realização de “eleições livres, verificáveis e transparentes”. “Não houve eleição ontem (domingo). Nos chantagearam e simplesmente não aceitamos”, afirmou, em entrevista coletiva. Em declaração conjunta assinada com 15 países, incluindo o chamado Grupo de Lima, o governo do Brasil reiterou que as eleições “organizadas pelo regime ilegítimo de Nicolás Maduro, carecem de legalidade e legitimidade” e denuncia que elas ocorreram “sem as garantias mínimas de um processo democrático, de liberdade, segurança e transparência, e sem integridade dos votos, participação de todas as forças políticas ou observação internacional”. O comunicado do Itamaraty também exorta a comunidade internacional a se unir na rejeição a essas “eleições fraudulentas” e a “apoiar os esforços para a recuperação da democracia, do respeito pelos direitos humanos e do Estado de direito na Venezuela”.

Os Estados Unidos, por meio do chefe da diplomacia, Mike Pompeo, avisou que seguirá reconhecendo Guaidó como presidente em exercício e acusou Maduro de ter roubado as eleições de 2018, quando a oposição boicotou o pleito. A União Europeia lamentou a inexistência de “padrões internacionais mínimos” de transparência na votação de domingo. Aliada de Maduro, a Rússia, do presidente Vladimir Putin, elogiou o processo e assegurou que o mesmo “foi organizado de forma mais responsável e transparente do que em alguns países que têm o costume de se apresentar como exemplo de democracia” — uma crítica indireta aos EUA.

Planos e revolta

Leopoldo López, um dos principais líderes da oposição e fundador do partido Voluntad Popular, exigiu a realização de eleições livres em um prazo entre 6 e 12 meses. “Isso é imprescindível para resolver a crise política e retornar a ordem constitucional e democrática da Venezuela”, declarou ao Correio. Exilado em Madri, López também sugeriu que militares aliados a Maduro “decidam evitar traumas ao povo, em troca de alguns benefícios que a Justiça internacional manifestou concordância”.

Deputado da Assembleia Nacional pelo partido de López, Luis Stefanelli reagiu com revolta à proclamação de vitória de Maduro. “Pretender substituir-me por um palhaço? Nunca!”, disse à reportagem. “Para eu entregar meu cargo, tem de haver uma eleição livre, democrática e com todas as condições. É minha responsabilidade constitucional, enquanto parlamentar, fazer valer as leis e a Constituição de meu país”, afirmou o parlamentar, exilado em Houston (Texas).

Stefanelli acusa o regime de Maduro de ameaçar funcionários públicos e cooptar eleitores por meio do fornecimento de cesta básica. “O meu partido foi sequestrado e entregue a 15 escorpiões, deputados que foram vendidos. Estou no exílio por não aceitar uma oferta de US$ 1 milhão. Além de ter sequestrado os partidos, Maduro ampliou as cadeiras da Assembleia Nacional de 166 para 277. Todas as normas foram violadas.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação