ESTADOS UNIDOS

'Chifrudo do Capitólio' não come desde que foi preso por falta de comida orgânica

Mãe do extremista afirma que ele fica "muito doente se não come comida orgânica"

Correio Braziliense
postado em 12/01/2021 18:07
 (crédito: Saul LOEB / AFP)
(crédito: Saul LOEB / AFP)

Jake Angeli, o homem que participou da invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, sem camisa e com uma touca com chifres, está sem se alimentar na cadeia desde que foi preso, no sábado (9/1). Segundo a mãe dele, a razão é a falta de alimentos orgânicos na penitenciária.

De acordo com a rede norte-americana ABC, o defensor público responsável pelo caso afirmou que Angeli tem uma dieta extremamente restritiva, talvez por questões religiosas. Também à ABC, a mãe do extremista, Martha Chansley, explicou que o homem fica "muito doente se não come comida orgânica — literalmente doente fisicamente".

A juíza Deborah Fine disse que a situação é extremamente preocupante e indicou que o advogado apresentasse um pedido para adequar a dieta do detento.

Preso no sábado, Jake Angeli foi apresentado à Justiça pela primeira vez na segunda-feira (11/1), em Phoenix, no estado do Arizona. Antes de ser preso, ele disse em entrevista que não está preocupado porque, "honestamente, não violou nenhuma lei". "Passei por portas abertas", argumentou. A mãe também o defendeu, dizendo que ele era um "patriota" e "a pessoa mais generosa que conhece".

Respondendo pelo apelido de Q Shaman, Angeli faz parte de um movimento conhecido como QAnon. Na prática, o “grupo” fez parte de campanhas de Trump no estado do Arizona ao longo das corrida pelas eleições do último ano, e defende uma teoria conspiratória de que o ex-presidente republicano defende o país contra uma “cabala profunda” que dissemina pedofilia e trafico humano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação