ESTADOS UNIDOS

Democracia, união e covid-19: leia íntegra do discurso de Biden

O presidente dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20/1), pregou união, reforçou a importância da democracia e disse que os Estados Unidos está pronto para os desafios de hoje e amanhã; leia o texto completo

Maíra Alves
postado em 20/01/2021 18:23 / atualizado em 20/01/2021 18:36
 (crédito: Patrick Semansky/Pool/AFP)
(crédito: Patrick Semansky/Pool/AFP)

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um longo discurso, nesta quarta-feira (20/1), durante a posse presidencial, voltado a todos os cidadãos norte-americanos, mesmo àqueles que "não votaram nele", pregando a unidade do país.

O democrata exaltou a união e convocou todo o país a enfrentar, junto, os desafios que assolam a nação, como a pandemia de covid-19, o terrorismo doméstico, racismo e supremacia branca (leia a íntegra do discurso no fim desta reportagem).

“Milhões de empregos foram perdidos. Centenas de milhares de empresas fechadas. Um grito por justiça racial, cerca de 400 anos em andamento, nos emociona. O sonho de justiça para todos não será mais adiado. Um grito de sobrevivência vem do próprio planeta, um grito que não pode ser mais desesperado ou mais claro agora. A ascensão do extremismo político, da supremacia branca, do terrorismo doméstico, que devemos enfrentar e derrotaremos”, disse o chefe do Executivo, inicialmente.

Ao continuar, Biden citou diversas vezes a democracia. Disse que, diante dos recentes acontecimentos, como a invasão ao Capitólio, o regime político se mostrou frágil e precioso, mas que ele prevaleceu. Neste momento, o dirigente aproveitou para mandar um recado àqueles que são opositores ao governo:

“Se você ainda discorda, que seja. Isso é democracia. Essa é a América. O direito de discordar pacificamente. E a proteção de nossa democracia é talvez a maior força de nossa nação. Se você me ouvir claramente, a discordância não deve levar à desunião. E eu prometo isso a você. Serei um presidente para todos os americanos, todos os americanos. E prometo que lutarei por aqueles que não me apoiaram tanto quanto por aqueles que apoiaram”, destacou.

Os outros 45 presidentes dos Estados Unidos foram exaltados durante a fala, citados como “antepassados”. O pastor e ativista político Martin Luther King Jr., também foi lembrado com o famoso discurso I have a dream, além da luta sufragista, onde há 100 anos as mulheres brancas conquistaram o direito ao voto no país.

Leia a íntegra do discurso:

Chefe de Justiça Roberts, Vice-Presidente Harris, Presidente Pelosi, Líder Schumer, Líder McConnell, Vice-Presidente Pence. Meus ilustres convidados, meus compatriotas americanos.

Este é o dia da América. Este é o dia da democracia. Um dia de história e esperança, de renovação e determinação. Por anos, os Estados Unidos foram testados como novos e estão à altura do desafio.

Hoje celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa, uma causa de democracia. O povo - a vontade do povo - foi ouvido, e a vontade do povo foi atendida.

Aprendemos de novo que a democracia é preciosa, a democracia é frágil e, nesta hora, meus amigos, a democracia prevaleceu. Portanto, agora neste solo sagrado onde há poucos dias a violência procurou abalar as próprias fundações do Capitólio, nos reunimos como uma nação sob Deus - indivisível - para realizar a transferência pacífica de poder como temos feito por mais de dois séculos.

Ao olharmos para o futuro em nosso estilo exclusivamente americano, inquietos, ousados, otimistas e voltados para uma nação que sabemos que podemos e devemos ser, agradeço aos meus antecessores de ambos os partidos. Agradeço do fundo do meu coração. E eu conheço a resiliência de nossa Constituição e a força, a força de nossa nação, assim como o presidente Carter, com quem falei ontem à noite, que não pode estar conosco hoje, mas a quem saudamos por sua vida inteira de serviço.

Acabei de fazer um juramento sagrado que cada um desses patriotas fez. O juramento feito pela primeira vez por George Washington. Mas a história americana não depende de qualquer um de nós, não de alguns de nós, mas de todos nós. Sobre nós as pessoas que buscam uma união mais perfeita. Esta é uma grande nação, somos boas pessoas. E ao longo dos séculos, através de tempestades e lutas na paz e na guerra, chegamos tão longe. Mas ainda temos muito a percorrer.

Seguiremos em frente com velocidade e urgência, pois temos muito a fazer neste inverno de perigos e possibilidades significativas. Muito a fazer, muito a curar, muito a restaurar, muito a construir e muito a ganhar. Poucas pessoas na história de nossa nação foram mais desafiadas ou acharam uma época mais desafiadora ou difícil do que a que estamos agora. Um vírus que ocorre uma vez por século, que silenciosamente espreita o país, tirou tantas vidas em um ano quanto em toda a Segunda Guerra Mundial.

Milhões de empregos foram perdidos. Centenas de milhares de empresas fechadas. Um grito por justiça racial, cerca de 400 anos em andamento, nos emociona. O sonho de justiça para todos não será mais adiado. Um grito de sobrevivência vem do próprio planeta, um grito que não pode ser mais desesperado ou mais claro agora. A ascensão do extremismo político, da supremacia branca, do terrorismo doméstico, que devemos enfrentar e derrotaremos.

Superar esses desafios, restaurar a alma e garantir o futuro da América exige muito mais do que palavras. Requer o mais elusivo de todas as coisas em uma democracia - a unidade. Unidade. No dia de Ano Novo, em 1863, Abraham Lincoln assinou a Proclamação de Emancipação. Quando ele colocou a caneta no papel, o presidente disse, e eu cito, 'se meu nome algum dia entrar para a história, será por causa desse ato, e minha alma estará nele'.

Minha alma inteira está nisso hoje, neste dia de janeiro. Minha alma inteira está nisso. Unindo a América, unindo nosso povo, unindo nossa nação. E peço a todos os americanos que se juntem a mim nessa causa. Unindo-se para lutar contra os inimigos que enfrentamos - raiva, ressentimento e ódio. Extremismo, ilegalidade, violência, doença, desemprego e desesperança.

Com união, podemos fazer grandes coisas, coisas importantes. Podemos consertar os erros, podemos colocar pessoas para trabalhar em bons empregos, podemos ensinar nossos filhos em escolas seguras. Podemos superar o vírus mortal, podemos reconstruir o trabalho, podemos reconstruir a classe média e tornar o trabalho seguro, podemos garantir a justiça racial e podemos fazer da América mais uma vez a força líder para o bem no mundo.

Sei que falar de unidade pode soar para alguns como uma fantasia tola hoje em dia. Sei que as forças que nos dividem são profundas e reais. Mas também sei que não são novos. Nossa história tem sido uma luta constante entre o ideal americano, de que todos somos criados iguais, e a dura realidade de que o racismo, o nativismo e o medo nos separaram. A batalha é perene e a vitória nunca é segura.

Por meio da guerra civil, da Grande Depressão, da Guerra Mundial, do 11 de setembro, por meio de lutas, sacrifícios e reveses, nossos melhores anjos sempre prevaleceram. Em cada um dos nossos momentos, um número suficiente de pessoas se reuniu para levar todos nós adiante e podemos fazer isso agora. História, fé e razão mostram o caminho. O caminho da unidade.

Podemos nos ver não como adversários, mas como vizinhos. Podemos tratar uns aos outros com dignidade e respeito. Podemos unir forças, parar a gritaria e baixar a temperatura. Pois sem unidade não há paz, apenas amargura e fúria, nenhum progresso, apenas ultraje exaustivo. Nenhuma nação, apenas um estado de caos. Este é nosso momento histórico de crise e desafio. E a unidade é o caminho a seguir. E devemos conhecer este momento como Estados Unidos da América.

Se fizermos isso, garanto que não falharemos. Nunca, jamais, jamais falhamos na América quando agimos juntos. E então hoje neste momento neste lugar, vamos começar do zero, todos nós. Vamos começar a ouvir um ao outro novamente, ouvir um ao outro, ver um ao outro. Mostrar respeito um pelo outro. A política não precisa ser um fogo violento destruindo tudo em seu caminho. Cada desacordo não deve ser causa de guerra total e devemos rejeitar a cultura em que os próprios fatos são manipulados e até fabricados.

Meus colegas americanos, temos que ser diferentes disso. Temos que ser melhores do que isso e acredito que a América é muito melhor do que isso. Basta olhar em volta. Aqui estamos, à sombra da cúpula do Capitólio. Conforme mencionado anteriormente, concluído à sombra da Guerra Civil. Quando o próprio sindicato estava literalmente na balança. Nós suportamos, nós prevalecemos. Aqui estamos nós, olhando para a grande escada, onde o Dr. King falou de seu sonho.

Aqui estamos nós, onde há 108 anos em outra posse, milhares de manifestantes tentaram bloquear mulheres corajosas que marcharam pelo direito de voto. E hoje marcamos a posse da primeira mulher eleita para um cargo nacional, a vice-presidente Kamala Harris. Não me diga que as coisas não podem mudar. Aqui estamos, onde os heróis que deram a última medida completa de devoção descansam em paz eterna.

E aqui estamos nós, poucos dias depois que uma multidão turbulenta pensou que poderia usar a violência para silenciar a vontade do povo, para parar o trabalho de nossa democracia, para nos tirar deste solo sagrado. Não aconteceu, nunca vai acontecer, nem hoje, nem amanhã, nem nunca. Nunca.

A todos aqueles que apoiaram nossa campanha, sinto-me grato pela fé que vocês depositaram em nós. Para todos aqueles que não nos apoiaram, deixe-me dizer isso. Ouça-nos à medida que avançamos. Meça a mim e ao meu coração.

Se você ainda discorda, que seja. Isso é democracia. Essa é a América. O direito de discordar pacificamente. E a proteção de nossa democracia é talvez a maior força de nossa nação. Se você me ouvir claramente, a discordância não deve levar à desunião. E eu prometo isso a você. Serei um presidente para todos os americanos, todos os americanos. E prometo que lutarei por aqueles que não me apoiaram tanto quanto por aqueles que apoiaram.

Muitos séculos atrás, Santo Agostinho - o santo da minha Igreja - escreveu que um povo era uma multidão definida pelos objetos comuns de seu amor. Quais são os objetos comuns que nós, como americanos, amamos e que nos definem como americanos? Acho que sabemos. Oportunidade, segurança, liberdade, dignidade, respeito, honra e sim, a verdade.

As últimas semanas e meses nos ensinaram uma lição dolorosa. Existe verdade e existem mentiras. Mentiras contadas para obter poder e lucro. E cada um de nós tem um dever e uma responsabilidade como cidadãos americanos e especialmente como líderes. Líderes que se comprometeram a honrar nossa Constituição para proteger nossa nação. Para defender a verdade e derrotar as mentiras.

Olha, eu entendo que muitos de meus companheiros americanos veem o futuro com medo e apreensão. Eu entendo que eles se preocupam com seus empregos. Eu entendo que, como o pai deles, eles ficam deitados na cama à noite olhando para o teto pensando: 'Posso continuar com meus cuidados de saúde? Posso pagar minha hipoteca? ' Pensando em suas famílias, no que vem a seguir. Eu prometo a você, eu entendo. Mas a resposta é não se voltar para dentro. Recuar para facções concorrentes. Desconfiar daqueles que não se parecem com você, ou adoram como você, que não recebem as notícias da mesma fonte que você.

Devemos acabar com esta guerra incivil que opõe o vermelho ao azul, rural versus urbano, conservador versus liberal. Podemos fazer isso se abrirmos nossa alma em vez de endurecer nosso coração, se mostrarmos um pouco de tolerância e humildade e se estivermos dispostos a nos colocar no lugar do outro, como diria minha mãe. Por um momento, coloque-se no lugar deles.

Porque esta é a coisa sobre a vida. Não há como explicar o que o destino vai negociar com você. Alguns dias você precisa de uma mão. Há outros dias em que somos chamados para dar uma mão. É assim que tem que ser, é o que fazemos uns pelos outros. E se formos assim, nosso país será mais forte, mais próspero, mais pronto para o futuro. E ainda podemos discordar.

Meus companheiros americanos, no trabalho que temos pela frente, vamos precisar uns dos outros. Precisamos de todas as nossas forças para perseverar neste inverno sombrio. Estamos entrando no que pode ser o período mais sombrio e mortal do vírus. Devemos deixar de lado a política e finalmente enfrentar esta pandemia como uma nação, uma nação. E eu prometo isso, como a Bíblia diz: 'O choro pode durar uma noite, a alegria vem pela manhã'. Nós vamos superar isso juntos. Juntos.

Olha gente, todos os meus colegas com quem trabalho na Câmara e no Senado aqui em cima, todos nós entendemos que o mundo está assistindo. Observando todos nós hoje. Portanto, aqui está minha mensagem para aqueles que estão além de nossas fronteiras. A América foi testada e nós saímos mais fortes por isso. Vamos consertar nossas alianças e nos envolver com o mundo mais uma vez. Não para enfrentar os desafios de ontem, mas os desafios de hoje e de amanhã. E vamos liderar não apenas pelo exemplo de nosso poder, mas pelo poder de nosso exemplo.

Companheiros americanos, mães, pais, filhos, filhas, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Iremos honrá-los tornando-nos o povo e a nação que podemos e devemos ser. Por isso, peço que façamos uma oração silenciosa por aqueles que perderam suas vidas, aqueles que ficaram para trás e por nosso país. Amém.

Gente, é um momento de teste. Enfrentamos um ataque à nossa democracia e à verdade, um vírus violento, uma desigualdade pungente, racismo sistêmico, um clima em crise, o papel da América no mundo. Qualquer um desses seria o suficiente para nos desafiar profundamente. Mas o fato é que enfrentamos todos de uma vez, apresentando a esta nação uma das maiores responsabilidades que tivemos. Agora vamos ser testados.

É hora de ousadia, pois há muito o que fazer. E isso é certo, eu prometo a você. Seremos julgados, você e eu, pela forma como resolvemos essas crises em cascata de nossa era. Estaremos à altura da ocasião. Vamos dominar esta hora rara e difícil? Será que vamos cumprir nossas obrigações e passar adiante um mundo novo e melhor para nossos filhos? Eu acredito que devemos e tenho certeza que você também. Acredito que sim e, quando o fizermos, escreveremos o próximo grande capítulo da história dos Estados Unidos da América. A história americana.

Uma história que pode soar como uma música que significa muito para mim, é chamada American Anthem. E tem um versículo que se destaca, pelo menos para mim, e é assim:

'O trabalho e as orações de séculos nos trouxeram até hoje, que será o nosso legado, o que nossos filhos vão dizer? Deixe-me saber em meu coração quando meus dias acabarem, América, América, eu dei o meu melhor para você. '

Vamos adicionar nosso próprio trabalho e orações ao desenrolar da história de nossa grande nação. Se fizermos isso, quando nossos dias acabarem, nossos filhos e os filhos de nossos filhos dirão de nós: 'Eles deram o seu melhor, cumpriram o seu dever, curaram uma terra devastada.'

Meus companheiros, encerro o dia em que comecei com um juramento sagrado. Diante de Deus e de todos vocês, dou minha palavra. Eu sempre serei sincero com você. Vou defender a Constituição, vou defender a nossa democracia.

Defenderei a América e darei tudo - todos vocês - para manter tudo o que faço a seu serviço. Pensando não no poder, mas nas possibilidades. Não de interesse pessoal, mas de interesse público.

E juntos escreveremos uma história americana de esperança, não de medo. De unidade, não divisão. De luz, não escuridão. Uma história de decência e dignidade, amor e cura, grandeza e bondade. Que esta seja a história que nos guia. A história que nos inspira. E a história que será contada daqui há anos, dirá que respondemos ao chamado, encontramos o momento. A democracia e a esperança, a verdade e a justiça não morreram sob nossa supervisão, mas prosperaram.

Que a América garantiu a liberdade em casa e permaneceu mais uma vez como um farol para o mundo. Isso é o que devemos aos nossos antepassados, uns aos outros e às gerações que se seguirão.

Portanto, com propósito e determinação, nós voltamos para as tarefas de nosso tempo. Sustentados pela fé, movidos pela convicção e devotados uns aos outros e ao país que amamos de todo o coração. Que Deus abençoe a América e que Deus proteja nossas tropas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação