O vulcão indonésio Merapi, um dos mais ativos do mundo, entrou em erupção nesta quarta-feira (27), lançando nuvens de cinzas e fumaça ao menos 30 vezes e, algumas vezes, a até 3 km de altura, segundo os serviços geológicos indonésios.
Alertando sobre o risco de rios de lava, as autoridades pediram aos residentes que respeitem uma área de segurança de 5 km ao redor do vulcão, situado perto da cidade turística de Yogyakarta, capital cultural da Indonésia, na ilha de Java.
Nesses últimos dias, o vulcão expulsou rios de lava brilhante, mas as autoridades mantiveram o alerta um nível abaixo do máximo.
A última grande erupção do Merapi foi em 2010, quando mais de 300 pessoas morreram e mais de 280.000 foram evacuadas.
Essa foi a erupção mais potente desde a de 1930, que causou cerca de 1.300 mortes. Em 1994, 60 pessoas morreram em outra.
A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e quase 130 vulcões ativos, sofre frequentemente atividade sísmica e vulcânica devido à sua situação no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, onde grandes placas tectônicas colidem.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.