Fake news importada

Aviso eletrônico na Irlanda: ação negacionista da covid-19 gera fake de WhatsApp no Brasil

Fake news atribuída falsamente ao governo irlandês circula no WhatsApp, desaconselha uso de máscaras e diz que 95% dos testes dão falso positivo

Correio Braziliense
postado em 05/02/2021 13:16 / atualizado em 05/02/2021 13:34
 (crédito: Redes sociais)
(crédito: Redes sociais)

Brasileiros estão compartilhando no WhatsApp uma fake news importada da Irlanda. A mensagem diz que o governo do país europeu teria colocado um outdoor digital em um posto de combustíveis negando a covid-19 e suas formas comprovadas de combate.

“Na Irlanda o Governo colocou este aviso eletrônico no pedágio, avisando a população: vacinas podem causar paralisia, tirem suas máscaras. Máscaras acumulam germes. Testes de covid são fraudulentos. 95% dos testes de covid são falso positivo. Vacina não é segura. Os maiores cientistas do mundo se recusam a vacinar crianças”.

Tradução: "Uma colega de trabalho a caminho de tomar a vacina esta manhã encontrou esta merda. Ela é enfermeira e trabalha duro para apoiar pessoas vulneráveis com necessidades complexas - algumas dessas têm Covid"

Embora o outdoor realmente tenha sido instalado, a iniciativa não foi do governo irlandês, mas de um grupo de radicais negacionistas. As autoridades da Irlanda recomendam o uso de máscara e consideram a vacina essencial para o controle da pandemia.

Após o post viralizar na Irlanda, o posto de combustíveis Maxol, onde o painel foi instalado, também se pronunciou dizendo que não tinha nenhuma relação com as mensagens e repudiou a ação dos militantes antivacina, a quem chama de covidiotas.

"O painel foi estacionado em nosso pátio sem permissão, mas virou rapidamente alvo de notificação para ser removido quando a gerência foi informada. Como uma empresa que presta um serviço essencial em nossa comunidade local, sempre respeitamos e seguimos as diretrizes do covid-19, e continuaremos a fazê-lo", comentou a empresa em sua página nas redes sociais.

A Irlanda registrou, até esta sexta-feira (5/2), 200.744 casos do novo coronavírus, com 3.586 mortes. A imunização na Irlanda contra a covid-19 começou no final de dezembro. A estimativa, até agora, é que 130 mil pessoas estejam totalmente vacinadas com as duas doses até o final de fevereiro. Até o momento, o governo do país já investiu cerca de 91 milhões de euros só na campanha de vacinação de idosos acima dos 70 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação