Pandemia

Presidente da Tanzânia morreu em decorrência da covid-19, afirma oposição

John Magufuli minimizou a pandemia de coronavírus. Vice-presidente, porém, diz ele a causa da morte foi um ataque cardíaco

Correio Braziliense
postado em 18/03/2021 07:30
John Magufuli não aparecia em público desde 27 de fevereiro -  (crédito: AFP / STR)
John Magufuli não aparecia em público desde 27 de fevereiro - (crédito: AFP / STR)

Nairóbi, Quênia - O presidente da Tanzânia, John Magufuli, "morreu de coronavírus", afirmou nesta quinta-feira (18/3) o principal opositor dele, Tindu Lissu, que considerou o óbito uma "justiça poética" depois que o chefe de Estado minimizou a dimensão da covid-19.

A vice-presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, anunciou na quarta-feira que o presidente Magufuli, 61 anos, faleceu por problemas cardíacos que sofria há uma década.

À frente do país desde 2015 e reeleito para um segundo mandato em outubro, o presidente não aparecia em público desde 27 de fevereiro. A ausência alimentou os boatos de que havia testado positivo para covid-19.

Tindu Lissu, candidato à presidência nas eleições de outubro e atualmente no exílio na Bélgica, já havia afirmado que o presidente estava em um hospital de Nairóbi, a capital do Quênia, em estado grave devido ao coronavírus.

Mas o governo tanzaniano havia negado qualquer problema de saúde.

"Magufuli morreu de corona", como o vírus é chamado no leste da África, disse Tindu Lissu em uma entrevista ao canal de televisão queniano KTN, gravada na quarta-feira e exibida nesta quinta-feira.

"Magufuli não morreu esta noite. Tenho informações, basicamente das mesmas fontes que me disseram que estava gravemente doente, que Magufuli está morto desde quarta-feira da semana passada", afirmou.

"Isto é justiça poética. O presidente Magufuli desafiou o mundo na luta contra o corona (...) Desafiou a ciência. Ele se negou a adotar as precauções básicas que são recomendadas às pessoas de todo o mudo contra o corona", afirmou.

Durante o último ano, John Magufuli tentou minimizar o impacto da pandemia de coronavírus na Tanzânia e chegou a afirmar que o país estava "livre" da covid-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação