Mercado Financeiro

Inflação interanual na Eurozona atinge 1,3% em março

A economista do ING diz que o registro de março é uma ilustração da recuperação da atividade financeira

Agência France-Presse
postado em 31/03/2021 09:48 / atualizado em 31/03/2021 09:48
 (crédito: Foto: Pixabay)
(crédito: Foto: Pixabay)

A inflação interanual na zona do euro chegou a 1,3% em março, acima do 0,9% registrado em fevereiro - anunciou o escritório europeu de estatísticas, Eurostat, nesta quarta-feira (31/3).

De acordo com estimativa do Eurostat, esta alta foi impulsionada por um aumento de 4,3% na energia e por uma retomada da atividade econômica na Eurozona, em um cenário marcado pela persistente pandemia de coronavírus.

Embora temporária, a inflação continuará nessa tendência pelo menos até o verão, quando a esperada reabertura da economia verá um aumento repentino na demanda, disse Charlotte de Montpellier, economista do ING.

O aumento registrado em março "é uma ilustração da recuperação da atividade. Não é preocupante, porque é temporário", disse ela à AFP.

A economista também sinalizou pontos de estagnação na cadeia de abastecimento global, como o caso mais visível e recente do "Ever Given", o meganavio que ficou encalhado por seis dias no Canal de Suez.

No início do mês, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse no início deste mês que o aumento dos preços ao consumidor era resultado de "fatores temporários" ligados, principalmente, à pandemia e que isso não levaria o banco a endurecer sua política monetária no curto prazo.

Indicando que a demanda ainda é lenta na Europa, o Eurostat observou que a inflação subjacente, que exclui energia e outros elementos mais voláteis, caiu de 1,1%, em fevereiro, para 0,9%, em março.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação