Máfia

Chefão da máfia italiana vivendo no Brasil é preso na Páscoa

Giuseppe Calvaruso é acusado de conspiração para cometer um crime junto com outros quatro cúmplices

Agência France-Presse
postado em 06/04/2021 13:05
 (crédito: Lanzoni Matteo)
(crédito: Lanzoni Matteo)

A saudade de passar o tradicional almoço de domingo de Páscoa com a família foi fatal para um "capo" da máfia italiana que vivia escondido no Brasil e viajou para a Itália por ocasião da data.

Giuseppe Calvaruso, de 43 anos, foi identificado e detido no aeroporto de Palermo, na Sicília, informou a polícia nesta terça-feira (6/4).

Segundo funcionários da direção antimáfia, citados pela imprensa, Calvaruso era o chefe do clã Pagliarelli (sudeste de Palermo).

No domingo (4/4), pegou um voo de Natal, com escala em Paris, rumo a Palermo. Era esperado pela polícia no aeroporto, mostra um vídeo divulgado após sua prisão.

Calvaruso é acusado de conspiração para cometer um crime junto com outros quatro cúmplices, encarregados de executar suas ordens na Itália.

Segundo os investigadores, o clã punia os autores de crimes cometidos sem sua autorização. Comerciantes e empresários da região tinham de recorrer à essa família da Cosa Nostra para obter qualquer autorização para abrir atividades comerciais, ou para resolver litígios.

O "chefão" administrava a ordem pública de seu território, mantinha relações com outros clãs mafiosos e investia na construção e na restauração de edifícios. Também estabeleceu laços com um investidor de Singapura com interesses na Sicília.

Depois da prisão, em 4 de dezembro de 2018, de 46 pessoas pertencentes à Cosa Nostra - entre elas Settimo Mineo, até então "capo" de Pagliarelli -, Calvaruso assumiu as rédeas da organização em seu território.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação