Diplomacia

Etiópia decidida a seguir com construção de represa no Nilo

Grande Represa do Renascimento foi construída no noroeste da Etiópia, perto da fronteira com o Sudão, sobre o Nilo Azul

Agência France-Presse
postado em 07/04/2021 12:50
 (crédito: Gaël Kerbaol)
(crédito: Gaël Kerbaol)

A Etiópia afirmou nesta quarta-feira (7/4) que está decidida a continuar o projeto de uma grande barragem no Nilo, apesar da disputa com o Egito e o Sudão.

Os ministros das Relações Exteriores dos três países encerraram na terça-feira (6/4), sem acordo, três dias de negociações em Kinshasa sob a mediação do chefe de Estado congolês Félix Tshisekedi, atual presidente da União Africana (UA).

As conversas devem ser retomadas antes do fim do mês, informaram fonte diplomáticas etíopes.

O ministro etíope das Águas, Seleshi Bekele, declarou nesta quarta-feira que o país continuará a encher o reservatório de 74 bilhões de metros cúbicos da barragem durante a próxima estação de chuvas, que está prevista para começar em junho ou julho.

"O processo está acontecendo", disse o ministro em entrevista coletiva. "Não vamos renunciar de forma alguma", completou.

A Etiópia anunciou em 2020 que havia completado a primeira fase das operações de enchimento, atingindo a meta de 4,9 bilhões de m3, o que permite testar as duas primeiras turbinas da barragem. O país pretende atingir outros 13,5 bilhões de m3 este ano.

A Grande Represa do Renascimento (GERD, na sigla em inglês) foi construída no noroeste da Etiópia, perto da fronteira com o Sudão, sobre o Nilo Azul, que se une ao Nilo Branco em Cartum, a capital sudanesa, para formar o Nilo.

O local é uma fonte de tensão entre os três países desde o início da obra em abril de 2011.

Egito e Sudão queriam alcançar um acordo trilateral sobre a exploração da barragem antes do início do enchimento. Mas a Etiópia afirma que o processo não pode ser atrasado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação