Alerta

Terremoto de 6,8 graus abala o nordeste do Japão

Apesar da magnitude do tremor, não há risco de tsunami e nenhuma morte foi registrada

Agência France-Presse
postado em 01/05/2021 08:19

Tóquio, Japão - Um terremoto de 6,8 graus de magnitude sacudiu o nordeste do Japão neste sábado (1º/5), mas sem provocar alerta de tsunami ou o registro de danos, anunciaram as autoridades japonesas e o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O terremoto aconteceu às 10h27 locais (22h27 de Brasília, sexta-feira) a uma profundidade de 47 quilômetros no Pacífico, na costa de Ishinomaki, município e Miyagi, perto do epicentro do gigantesco terremoto de 2011 que provocou um tsunami devastador que no qual morreram mais de 18 mil pessoas.

O USGS e a agência meteorológica do Japão afirmaram que não há risco de tsunami. O terremoto chegou a ser sentido na capital Tóquio. O canal público NHK informou que o tremor não provocou danos, mas indicou que duas pessoas ficaram feridas por janelas quebradas em uma estação de Onagawa e uma idosa foi hospitalizada após uma queda em um supermercado de Fukushima.

A operadora da central nuclear de Fukushima, a empresa Tepco, afirmou que a unidade, que foi parcialmente destruída pelo tsunami em 2011, não registrou nenhum incidente. "As operações prosseguem com normalidade", afirmou o porta-voz da Tepco, Koishiro Shiraki.

O tráfego ferroviário, incluindo as viagens dos trens de grande velocidade 'shinkansen', foi interrompido. O Japão fica dentro do "Círculo de Fogo", uma área de intensa atividade sísmica do Pacífico. O país sofre terremotos com frequência e tem uma regulamentação estrita no setor de construção.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação