Polícia turca prende figura importante do grupo Estado Islâmico

Conhecido como Basim, homem seria o braço direito do líder falecido do EI

Agência France-Presse
postado em 02/05/2021 14:44
 (crédito: AFP / Zaid AL-OBEIDI)
(crédito: AFP / Zaid AL-OBEIDI)

Ancara, Turquia - Uma figura importante do grupo Estado Islâmico (EI), descrita como o "braço direito" do líder falecido da organização, foi capturada pela polícia em Istambul, informou a imprensa local neste domingo (2/5).

As autoridades prenderam um indivíduo afegão, conhecido como Basim, durante uma operação conjunta com o serviço de inteligência turco no distrito de Astasehir, na zona leste da cidade.

O líder do EI, Abu Bakr al Baghdadi, foi morto em 2019 pelas forças especiais dos Estados Unidos durante uma operação com a participação de combatentes curdos na província síria de Idlib. De acordo com a imprensa turca, o homem detido ajudou Al Bagdadi a esconder-se em Idlib. O suspeito também era supostamente responsável pela chamada "ala militar" do grupo, segundo o canal NTV.

Basim chegou a Istambul com um passaporte e um documento de identidade falsos, indicou a emissora. A agência de notícias DHA afirmou que ele foi detido em 28 de abril.

A Turquia intensificou os esforços contra os combatentes do EI, que executaram atentados no país, como incluindo um ataque contra uma discoteca de Istambul em 2017 que matou 39 pessoas, incluindo 27 estrangeiros. Desde então, a polícia fez várias operações para deter suspeitos em todo o país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação