Pandemia

Paquistão impõe restrições nas fronteiras para lutar contra a covid-19

A unidade que coordena a luta contra o coronavírus anunciou no domingo que as fronteiras terrestres com o Afeganistão e o Irã serão fechadas em breve, exceto para o comércio

Agência France-Presse
postado em 03/05/2021 09:09 / atualizado em 03/05/2021 09:09
 (crédito: Miguel Riopa/AFP)
(crédito: Miguel Riopa/AFP)

As autoridades paquistanesas fecharam as fronteiras terrestres com Afeganistão e Irã e restringiram o número de voos internacionais antes de semanas consideradas cruciais na luta contra a covid-19.

As medidas foram anunciadas poucos dias antes do Aid al Fitr, a festa muçulmana de ruptura do jejum, que tradicionalmente é acompanhada por grandes deslocamentos da população entre as cidades e a área rural, assim como pelo retorno dos trabalhadores migrantes e dos paquistaneses que vivem no exterior.

O governo também acompanha de perto a devastadora situação de saúde na vizinha Índia e teme a propagação para seu território.

A unidade que coordena a luta contra o coronavírus anunciou no domingo (2/5) que as fronteiras terrestres com o Afeganistão e o Irã serão fechadas em breve, exceto para o comércio.

As autoridades da aviação civil anunciaram que a partir de quarta-feira (5/5) 80% dos voos, principalmente do Oriente Médio, serão suspensos por duas semanas, até meados de maio, quando termina a festa do Aid.

Os voos com a Índia foram cancelados e as fronteiras fechadas antes do início da segunda onda de covid-19 no país vizinho devido às tensões políticas entre as duas nações.

O Paquistão registrou quase 800.000 casos de coronavírus, com 18.000 mortes. Porém, muitos especialistas acreditam que os números reais são muito maiores em um país de 220 milhões de habitantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação